Ministério da Agricultura descarta três casos de gripe aviária em SC; um segue em investigação 5c4i5k

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, três, dos quatro casos suspeitos da doença, foram descartados pelo Mapa nesta quinta-feira (22) 2b4j3w

Frangos em aviário para ilustrar matéria sobre casos de gripe aviária em Santa CatarinaCasos de gripe aviária em Santa Catarina foram investigados em Garopaba, Ipumirim e Chapecó- Foto: Guitar Tawatchai/Freepik/ND

O governo do Estado informou, na tarde desta quinta-feira (22), que dois, dos três casos suspeitos de gripe aviária em Santa Catarina foram descartados pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

Mais cedo, um caso suspeito na cidade de Ipumirim, na região Oeste, foi descartado pela istração estadual. As análises foram feitas em laboratórios do Mapa.

Os casos descartados são de galinhas criadas para subsistência, em Chapecó, e em um pássaro silvestre, da espécie quero-quero, em Garopaba. Uma suspeita de gripe aviária em Santa Catarina continua em investigação, no município de Concórdia, no Oeste.

Gripe aviária em Santa Catarina está descartada 1o625i

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, os três casos descartados reforçam a qualidade da biossegurança do agronegócio em Santa Catarina.

Frangos em aviárioPrimeiro caso de gripe aviária em granja comercial no país foi confirmado na sexta (16) em Montenegro, no Rio Grande do Sul – Foto: Canva/Divulgação/ND – Foto: Canva/Divulgação/ND

“A rotina de vistorias, quando a sociedade nos aciona, aciona a Cidasc para verificar e garantir que Santa Catarina continue exportando. Isso mostra a qualidade da biossegurança em Santa Catarina e dos profissionais dedicados a esse trabalho”, afirmou ao ND Mais.

“É bom lembrar que o consumo de ovos e de carnes de frango, vindas de Santa Catarina, é seguro e tem toda qualidade que o nosso produtor e a cadeia produtiva oferece”, complementa Chiodini.

Ministério da Agricultura considera duas investigações 253t43

O Ministério da Agricultura e Pecuária possui um mapa em que atualiza, duas vezes ao dia, os números da Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves em todo o país. A atualização mais recente, realizada às 19h, dá conta de que dois casos seguem em investigação no estado.

Frango em take próximoApós suspeita de gripe aviária em Santa Catarina, estado reforçou medidas de segurança sanitária – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

Isso ocorre porque, segundo a secretaria da Agricultura, o se refere às investigações de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial (2022-2025). A gripe aviária de alta patogenicidade foi descartada em Ipumirim, mas o laudo final ainda está em andamento.

Conforme informado pela secretaria da Agricultura de Santa Catarina, a obtenção do diagnóstico final sobre a causa da mortalidade em Ipumirim deve ser concluído em uma semana.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Agronegócios 4a4g2i

Pesca da sardinha movimenta comunidades e sustenta tradição no litoral catarinense 5696x

Com tradição secular, a pesca artesanal garante renda, rea saberes entre gerações e integra uma ...

Agronegócios

Contra a gripe aviária, estado no Sul do Brasil destrói mais de 10 milhões de ovos 165sn

Não houve indício de contaminação por gripe aviária nos lotes destruídos; medida foi uma ação preven ...

Agronegócios

Feira Agropecuária de Tubarão terá transmissão ao vivo e leilão de 500 animais; veja quais 2kb5a

Evento realizado no dia 31 de maio, no Sul de SC, é considerado um dos principais leilões de gado de ...

ADS Drones Agrícolas

ADS Drones consolida liderança nas Américas com tecnologia que transforma o agronegócio 1r433n

Criada por agrônomos em 2020, empresa acelerou o uso de drones de pulverização no Brasil e se tornou ...