Comum no verão por causa do calor e das chuvas, a aparição de animais causa medo e apreensão em moradores de centros urbanos e áreas rurais. Esse aumento acontece porque as altas temperaturas somadas a umidade favorecem a reprodução de diversas espécies.
Em Santa Catarina, até a última quinzena de 2021, segundo dados do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), foram notificados 5.490 acidentes envolvendo bichos como aranhas, serpentes, escorpiões, lagartas e abelhas.
Em uma retrospectiva, confira as ocorrências mais arrepiantes envolvendo animais no Estado:
1. Pescaria termina com mulher morta e criança ferida após ataque de abelhas 3ll4b
O final de semana do dia 28 de março foi trágico para uma família do município de Araranguá, no Sul de Santa Catarina. Um dia de pescaria acabou com a morte de uma mulher de 54 anos e quatro pessoas feridas, incluindo uma criança de seis anos após um ataque de abelhas.
A família estava em uma área que costuma ser utilizada para pescaria e em determinado momento, uma enxame de abelhas a atacou.

2. Homem foi achado morto com enxame de abelhas pelo corpo 2z21w
Um homem de 84 anos foi encontrado morto no dia 21 de outubro, em Curitibanos, com vestígios de um enxame de abelhas pelo corpo. Um vizinho do idoso presenciou o ataque e chamou o Corpo de Bombeiros.

3. Morador encontra cobra escondida dentro de vaso sanitário 4h3jc
Um homem levou um susto ao fazer a limpeza do banheiro do sítio da família em Salete, no Alto Vale do Itajaí. Kleiton Silveira, de 36 anos, realizava uma faxina no cômodo quando se deparou com uma cobra escondida dentro do vaso sanitário.
“Quando eu abri a tampa (do vaso) vi um pedacinho dela. Então puxei a descarga pra ver se ela saía”, relatou. A cobra d’água, com cerca de um metro de comprimento foi retirada do vaso e solta na mata.

4. Motorista é surpreendido por cobra de quase 1 metro dentro do carro 391e5t
Uma cobra falsa-coral, de aproximadamente um metro de comprimento, foi encontrada dormindo dentro de um carro em Jaraguá do Sul no dia 12 de junho. O dono de uma Fiorino chamou uma equipe especializada para fazer o resgate.
Segundo os profissionais da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), a cobra estava calma e foi solta em uma região de mata após a captura.

5. Aparição de lagartas de fogo interdita área de Florianópolis 266d1o
O aparecimento de diversas lagartas de fogo, popularmente chamadas como “bicha-cabeluda”, interditou uma área próxima ao trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, em 23 de abril.
Os animais estavam em folhas de árvores do local. O contato do animal com a pele do ser humano pode causar reações diversas como dor intensa, inchaço e vermelhidão.

6. Cobra venenosa surpreende crianças no pátio de casa 3l5u4j
Uma cobra surpreendeu crianças que brincavam no pátio de uma casa, em Chapecó, no Oeste de santa Catarina. O caso foi registrado no dia 15 de dezembro.
A serpente era da espécie Urutu e media cerca de 1 metro. A cobra indicava ser venenosa e foi solta em seu habitat natural, longe de casas, onde não oferecia perigo à população.

7. Lagarto é encontrado dentro de banheiro de casa 3jh42
Um lagarto entrou na casa de uma moradora de Brusque, em 27 de setembro, e foi encontrado no banheiro da residência. O animal de pequeno porte foi resgatado e deixado em uma região de mata, ao lado da casa.

8. Cadela morre após ser picada por cobra dentro de casa 6b719
Uma cadela morreu após ser picada por uma cobra Coral no quintal de uma casa, em Florianópolis, no dia 7 de janeiro. De acordo com a tutora do animal, o efeito da picada foi rápido e a cachorra morreu cerca de 30 minutos depois, sem tempo de ser atendida pelo veterinário.
Esta é uma das 11 espécies de cobras venenosas que podem ser encontradas em Santa Catarina.

9. Animal peçonhento desconhecido matou criança h3i23
A morte de um menino de 2 anos chocou os moradores de Salete, no Alto Vale do Itajaí. A criança morreu no dia 12 de setembro após ser picada por um bicho peçonhento – ainda não identificado- no pescoço.
Embora o animal que picou o menino não seja conhecido, o pai dele, Ismael Duarte, suspeita de que tenha sido uma lacraia.

10. Mulher acha cobra em couve-flor, pensa que é ‘pegadinha’ e acaba ferida 5q3n9
Uma cobra encontrada em uma couve-flor assustou uma moradora do bairro Ingleses, em Florianópolis. A mulher contou que uma amiga pensou que fosse brincadeira e chegou a ser arranhada. O episódio aconteceu no dia 24 de setembro, após a compra do produto em um comércio local.
