Um cachorro que fugiu de casa para escapar do barulho dos fogos de artifício, em junho de 2021, retornou ao lar em grande estilo. Isso aconteceu em Greenville, cidade de 60 mil habitantes situada na costa leste dos EUA, na Carolina do Sul.

Rajah, como é chamado, escapou da casa atormentado pelos sons das festividades pelo aniversário da Independência americana, celebrado em 4 de julho. Ele sumiu no final da tarde e permaneceu pelas ruas até a madrugada seguinte.
A tutora de Rajah, Mary Lynn, percebeu que a vizinha estava soltando fogos de artifício e logo imaginou que o cão ficaria assustado. Quando saiu no quintal da casa, não encontrou mais o animal.
A família percorreu de carro as ruas do bairro, pediu ajuda a vizinhos, mas não conseguiu identificar sinais de onde estava Rajah, que tem um ano e meio de idade. As buscas foram encerradas após quase oito horas de procura e de contatos.

Já na manhã seguinte, a campainha da casa da família tocou. Mary e o marido Ryan imaginaram que poderia ser alguém com notícias do cão. Acionaram o monitor da câmera de segurança e lá estava o cão saltando de felicidade por reencontrar os tutores.
Além de tocar a campainha, Rajah colocava-se de frente à câmera de segurança, mostrando o rosto para ser identificado. A tutora afirmou à reportagem da SWNS não ter ideia de como o animal aprendeu a tocar a campainha, pois nunca foi ensinado e não tem o costume de sair para a varanda e o jardim da casa — apenas o quintal é área de livre o para os cachorros.
O casal não tem ideia dos locais por onde Rajah perambulou enquanto esteve “fugitivo”. Ele voltou para casa sujo, com alguns espinhos enroscados no pelo, mas não se machucou durante a aventura.
As informações são do blog Cães Online.