Um caranguejo ermitão recebeu uma ajudinha para encontrar uma casa nova e se livrar do pedaço de plástico que estava usando. Todo o processo foi registrado em um vídeo, que acabou compartilhado nas redes sociais pelo biólogo Matheus Mesquita.

No vídeo, é possível ver que um homem se compadeceu com a situação do pequeno crustáceo e resolveu dar uma mãozinha. Ele separou várias conchas, as colocou dentro de um balde e botou o animal junto delas.
Depois de investigar, o ermitão escolheu uma concha e largou de vez o pedaço de plástico que carregava.
Após escolher a casa nova, o crustáceo foi devolvido para a natureza, onde agora pode viver feliz em uma concha de verdade.
Caranguejo ermitão nasce sem concha
Mesquita explicou que essa espécie nasce sem concha, por isso procura pelas dos moluscos, que são abandonadas quando esses morrem.
“Eles acabam morando dentro dessas conchas para conseguir se proteger de predadores, principalmente porque o seu corpo não é todo rígido, eles tem uma parte traseira que é bem ‘molinha’ e precisa ser protegida por essa concha”.
Contudo, com o ar da vida, a espécie acaba crescendo, ficando mais velha e maior e com isso vai precisar de uma concha nova.
Ao largar a “casa” que ficou pequena, o caranguejo procura por outra, mas em caso de não encontrar uma concha adequada, ele pega qualquer objeto que achar pelo caminho.
Por essas razões que o lixo e plásticos encontrados nas praias são prejudiciais à esses animais, pois podem ser tóxicos para eles, além de não garantir a segurança que eles precisam.
Internautas reagiram ao post e comentaram sobre a atitude do homem em ajudar o animal.
“Essa pessoa foi luz na vida desse bichinho”, disse um. “Ele escolheu o look combinando com a cor dele”, escreveu outro. “Bazar de conchas”, brincou um usuário.