Uma colmeia virou motivo de dor de cabeça nos moradores da rua Valério Zaguini, no bairro Cidade Nova, em Itajaí. A morada de abelhas surgiu em uma árvore, que, segundo a vizinhança, pode acarretar perigo para as crianças que brincam no local.
De acordo com o morador Joel Machado, os bombeiros chegaram a ser acionados no início do mês. Eles isolaram o local com fita e disseram que os animais poderiam sair naturalmente. Mas o morador afirma que, de lá para cá, só aumentaram.

“Essa nossa rua é cheia de crianças por ela ser sem saída, está muito perigoso. Essa colmeia está numa altura de 1,30m, muito baixo”, disse o morador ao ND Mais.
Retirada da colmeia deve ser feita por especialista 49z5h
O ND Mais entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Itajaí para confirmar a situação. Em resposta, o órgão confirmou que foi acionado em 09/05 para ir ao local.

Na ocasião, o portal foi informado de que o solicitante deveria ligar mais uma vez para o 193 e informar que as abelhas ali presentes não são animais de agem.
O comando também informou que os bombeiros só fazem o manejo de colmeias em casos urgentes, que estejam causando muito risco à população.
“Não fazemos a remoção de colmeia. Antigamente até fazíamos o extermínio, mas com as questões ambientais, sempre orientamos o contato com apicultor que atenda a região. Eles fazem a retirada sem o extermínio”, informou o comando de plantão, tenente Ezaki.

Nesses casos, o Corpo de Bombeiros envia ao solicitante contatos de vários apicultores da região, aptos a fazerem o manejo da colmeia.
Ao fazerem a correta remoção das abelhas, os apicultores agem em conformidade com a Lei nº 9.605 de 1998, que considera crime ambiental o ato de exterminar o inseto, com pena de 6 meses a um ano de detenção.
O Portal ND Mais continuará acompanhando o caso.
Quais são as orientações do Corpo de Bombeiros nesses casos 6u7025
- De nenhuma forma deve-se manipular/mexer nesses insetos durante o dia, pois ficarão bem agitados, e somente facilitará a perda de controle sobre eles;
- Todo procedimento com abelhas, vespas ou marimbondos deve ser realizado durante a noite;
- Durante o dia, a orientação é que ninguém se aproxime, faça barulho próximo (máquina de cortar grama, furadeira, som, etc), não jogue pedras e, se possível, manter portas e janelas próximas fechadas;
- Orienta-se ainda que, na medida do possível, isole a área até a noite, quando o serviço será executado pelos apicultores ou Bombeiros.