Crocodilos australianos estão sendo envenenados para salvar espécie de extinção 363m47

Nova técnica impede que crocodilos-de-água-doce comam sapos-cururus, espécie invasora e tóxica, evitando assim a extinção dos répteis. h3t9

Um novo e inusitado método para proteger os crocodilos-de-água-doce da Austrália está sendo testado no país. A ideia dos pesquisadores da Universidade Macquarie é de intoxicar os crocodilos para proteger eles dos sapos-cururus, que são venenosos.

Cientistas envenenam crocodilos para salvar espécie Crocodilo-de-água-doce sofre com sapos-cururus – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

O projeto quer impedir que os répteis comam os sapos. A estratégia se baseia em um conceito da ecologia comportamental conhecido como aversão condicionada ao sabor.

Essa abordagem usa substâncias químicas que causam náusea e mal-estar para ensinar os crocodilos a associarem os sapos-cururus a uma experiência desagradável de intoxicação alimentar. Assim, evitaria o consumo desses anfíbios venenosos.

Populações de crocodilos tiveram declínio de 70% desde a chegada dos sapos-cururus 183jf

Os sapos-cururus não são nativos da Austrália. Segundo o portal Super Interessante, eles foram levados ao país em 1930, da América do Sul, para controlar pragas em plantações. Mas, por não ter um predador natural na Oceania, a introdução do animal trouxe consequências para a fauna local.

Cientistas retiram as glândulas e trocam por elementos químicos para causar naúseas nos crocodilosA ideia é trocar as glândulas venenosas dos sapos e colocar produtos químicos – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

Altamente venenosos, os sapos-cururu possuem glândulas que liberam uma toxina mortal quando ameaçados, e essa substância é capaz de matar um animal que tente se alimentar deles.

Segundo a bióloga da universidade que propôs o estudo, Georgia Ward-Fear, algumas populações de crocodilos-de-água-doce já tiveram um declínio de mais de 70% desde que os sapos chegaram.

A estratégia da universidade foi coletar centenas de sapos-cururus, remover as glândulas venenosas e injetar químicos fortes. Segundo o estudo, isso será o suficiente para causar náuseas, mas não vai matar os crocodilos.

“Nos primeiros dias, notamos que os crocodilos estavam consumindo os sapos, mas depois eles começaram a evitar as iscas de sapo e preferir as de frango”, relata Paul Bin Busu, outro biólogo do estudo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Animais 16451d

Animais

VÍDEO: Boi corajoso acaba com momento romântico e coloca onças para correr no Pantanal 6y1f

Devido ao momento de acasalamento e, provavelmente, por estarem de barriga cheia, as onças não se in ...

Pets

Adeus, latidos! O truque simples para ensinar o seu cachorro a ficar quieto 6ss1m

Mais do que controlar o latido, o método de treinamento fortalece o vínculo entre o tutor e o cão, p ...

Animais

Bebê dinossauro do tamanho de um cachorro é descoberto após 166 milhões de anos 191w5j

A descoberta ajuda a preencher uma lacuna de milhões de anos na árvore genealógica dos dinossauros ...

Animais

Qual é o nome do filhote nascido do cruzamento entre um jumento e uma égua? 5x6k16

Esta espécie é útil principalmente em terrenos difíceis, como áreas montanhosas e zonas rurais

Animais

Carrapatos: como acabar com eles de uma vez no seu quintal e nos pets sem produtos químicos 6c1z1y

É possível combater os carrapatos com soluções naturais, seguras e eficazes, usando ingredientes que ...