Patagotitan: conheça o um dos maiores animais que já existiu com mais de 70 toneladas y524v

Conheça o Patagotitan mayorum, um dos maiores animais que já existiu e que viveu na Patagônia há 100 milhões de anos e fazia o Tiranossauro-rex parecer pequeno q2543

Há 100 milhões de anos, o titanossauro Patagotitan mayorum caminhou pelo planeta Terra. Com cerca de 40 metros de comprimento e mais de 70 toneladas, esse herbívoro habitou a região da atual Patagônia argentina e foi um dos maiores animais da história.

Patagotitan mayorumCom cerca de 40 metros de comprimento e mais de 70 toneladas, esse herbívoro habitou a região da atual Patagônia argentina – Foto: Wikimedia Commons/Zissoudisctrucker

Um dos maiores animais que já existiu 5q4h1l

A descoberta do gigante pré-histórico, que viveu durante o período Cretáceo, foi por acaso, no ano de 2008, quando um pastor da província de Chubut procurava por uma ovelha perdida.

Durante suas buscas, o pastor acabou se deparando com um enorme osso, que seria mais tarde identificado como o fêmur de um dinossauro por cientistas do MEF (Museu Paleontológico Egidio Feruglio). Com o tempo, centenas de fósseis da espécie posteriormente batizada de Patagotitan mayorum seriam descobertos.

O primeiro nome desse dinossauro, vale destacar, faz referência à região onde os fósseis foram encontrados, além de que conta com o termo grego “titan”, que significa grande. Já o segundo nome é uma homenagem à família Mayorum, que deu e à equipe de pesquisa.

O patagotitan possuía um longo pescoço adaptado para alcançar folhas em árvores altas e arbustos próximos ao solo. Além disso, seus dentes eram perfeitos para selecionar a vegetação entre os galhos.

Patagotitan mayorumFêmur de um Patagotitan mayorum; à direita, membro anterior e escápula no Museo Egidio Feruglio de Trelew – Foto: Wikimedia Commons/Gastón Cuello

Vale ressaltar também que ao longo de sua evolução, a espécie perdeu as falanges dos dedos das patas dianteiras, de modo que estas tornaram-se pilares capazes de sustentar seu peso colossal.

Por outro lado, as patas traseiras, com garras, davam tração ao movimento e permitiam que cavasse buracos para depositar seus ovos, que não eram maiores do que uma bola de basquete. Ao nascer, os filhotes eram cerca de 40 mil vezes menores do que seus pais.

Patagotitan mayorum é maior do que o T-rex 2z632t

O titanossauro possuía oito metros de altura, quase 40 metros de comprimento e pesava 77 toneladas, segundo a National Geographic. Em 2022, o Patagotitan foi tema da exposição “Dinossauros: Patagotitan – O Maior do Mundo”, realizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Na ocasião, uma réplica em tamanho real, feita de resina, revelou aos visitantes a grandiosidade desse animal. “O pescoço e o rabo precisaram ser montados como se ele estivesse meio abaixado, para caberem no salão de 6 metros de altura”, explicou na época ao portal Nossa o organizador da exposição, Júlio César Figueiredo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Animais 16451d

Pets

Caminha para cachorro: tudo o que você precisa saber para escolher o modelo ideal 2u5o1b

Encontre a caminha perfeita para seu cachorro e garanta o conforto e bem-estar do se melhor amigo

Animais

VÍDEO: Boi corajoso acaba com momento romântico e coloca onças para correr no Pantanal 6y1f

Devido ao momento de acasalamento e, provavelmente, por estarem de barriga cheia, as onças não se in ...

Pets

Adeus, latidos! O truque simples para ensinar o seu cachorro a ficar quieto 6ss1m

Mais do que controlar o latido, o método de treinamento fortalece o vínculo entre o tutor e o cão, p ...

Animais

Bebê dinossauro do tamanho de um cachorro é descoberto após 166 milhões de anos 191w5j

A descoberta ajuda a preencher uma lacuna de milhões de anos na árvore genealógica dos dinossauros ...

Animais

Qual é o nome do filhote nascido do cruzamento entre um jumento e uma égua? 5x6k16

Esta espécie é útil principalmente em terrenos difíceis, como áreas montanhosas e zonas rurais