Gravidez psicológica
A gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese, ocorre devido a uma disfunção hormonal, mais especificamente devido a um desequilíbrio no hormônio chamado progesterona. Esse é um problema bastante comum (ocorre em cerca de 50% das fêmeas não castradas) e ainda por cima recorrente. Ou seja, uma cadela que desenvolveu gravidez psicológica tem grandes chances de apresentar o problema novamente. A fêmea pode apresentar gravidez psicológica mesmo sem nunca ter cruzado.
Como acontece
Aproximadamente dois meses após o cio a fêmea se prepara para dar à luz e cuidar de filhotes inexistentes. A pseudociese normalmente ocorre em cadelas que nunca cruzaram e que já aram por mais de um cio, mas também pode acontecer no primeiro cio e pode aparecer até mesmo nas cadelas que já pariram.
Sintomas 1
Qualquer fêmea não castrada pode desenvolver a pseudociese. Algumas apresentam o problema em todos os cios, outras com intervalos entre os cios. Pode acontecer também da cadela ter pseudociese e ninguém perceber porque ela apresenta sintomas leves. Os sintomas e a intensidade dos mesmos variam de cadela para cadela.
Sintomas 2
De forma geral, a fêmea apresenta os mesmos sintomas típicos de uma gestação verdadeira: tetas inchadas (com ou sem a presença de leite), instinto de preparar-se para o parto e adoção de objetos como “filhotes”. Algumas apresentam aumento no abdômen. Há também alterações comportamentais: irritação, agressividade, carência de contato físico, depressão, falta de apetite, etc. A agressão por proteção maternal é inclusive mais comum nas fêmeas que não têm filhotes. Todos os sintomas são ageiros e duram em média de duas a oito semanas.
Tratamento
Para tratar qualquer problema de saúde é importante consultar um veterinário. Existem medicamentos específicos para tratar os sintomas. Em alguns casos, permitir que a cadela fique com os objetos que foram adotados como “filhotes” piora o problema e estimula a produção de leite. Noutros, retirar os “filhotes” pode deixá-la mais ansiosa. É importante observar que a pseudociese pode trazer riscos para a saúde. Quando a produção de leite é grande as tetas podem inflamar (mastite). O leite também pode endurecer, causando dor, infecções e febre. Outro problema frequente é a fêmea lamber ou sugar as tetas a ponto de feri-las. Além disso, cadelas que apresentam gravidez psicológica são fortes candidatas a desenvolver tumores mamários e piometra.
Castração
Para que a castração seja eficaz no tratamento da pseudociese, é necessário extrair completamente o útero, as trompas e os ovários. Resquícios de ovários poderão dar continuidade à disfunção hormonal causadora da gravidez psicológica. A única prevenção realmente eficaz é castrar a cadela antes do primeiro cio. Além de eliminar o problema da gravidez psicológica, há diversos outros benefícios para a saúde e o comportamento. A castração precoce diminui quase em 100% as chances de câncer de mama, elimina as chances de câncer de útero e piometra, aumenta a vida saudável da cadela em média três anos, diminui as fugas e reduz certos tipos de agressividade, dentre outras vantagens.