Muitas vezes, ao adotar um gato adulto, não é possível saber a idade exata do animal. Porém, especialistas explicam que existem sinais no corpo e no comportamento do animal que podem ajudar a descobrir a idade do gato.
Sinais no corpo e comportamento do animal podem ajudar a descobrir a idade do gato – Foto: Divulgação/Freepik/ND
É possível descobrir a idade do gato adulto 24b4x
De acordo com a veterinária Emilly Linder, da mesma forma que os humanos, o organismo dos pets apresenta diferentes características de acordo com a idade.
Em clínicas veterinárias, é possível fazer uma avaliação mais completa e precisa sobre a idade do gato. Porém, existem formas de revelar o “mistério” apenas observando o felino.
Para a Dra. Ana Lucia, são algumas características específicas que podem ajudar a revelar a idade aproximada do animal. “A dentição é uma das formas de identificar quantos anos o pet tem”, revela.
Um ano: O felino geralmente tem dentes brancos e saudáveis;
Dois anos: Início do surgimento de tártaro nos dentes, que podem ser amarelados e opacos;
Três a cinco anos: Tártaro presente em quase toda a dentição e desgaste nos dentes.
Mais de 5 anos: Alteração da cor da gengiva, deterioração e desgaste nos dentes.
Sinais de um gato idoso 316g58
A partir dos sete anos de idade, gatos já aram pela fase adulta e começam a ser considerados idosos. Gatos idosos apresentam sinais mais visíveis. Geralmente são mais quietos e menos brincalhões.
A pelagem do pet fica menos brilhosa e tem alterações na cor. Os dentes também podem estar mais deteriorados e até apresentar queda.
Em clínicas veterinárias, é possível fazer uma avaliação mais completa e precisa sobre a idade do gato – Foto: Divulgação/Freepik/ND