Apesar de ser um comportamento natural, as lambidas de cachorro podem se tornar excessivas em alguns casos. Por isso, especialistas revelam uma forma de minimizar o hábito: o treinamento.
As lambidas de cachorro podem significar mais do que afeição – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Lambidas de cachorro 51n51
Apesar de ser conhecido como um gesto carinhoso, as lambidas de cachorro podem significar mais do que isso. Caso aconteça com uma frequência anormal, especialistas recomendam que o animal seja levado ao veterinário.
Já que, em muitos casos, segundo a veterinária Queren Medeiros, pode significar problemas comportamentais ou doenças, como dermatite. Por isso, para tratar o hábito canino, o treinamento pode ser útil.
Na maioria dos casos, o recomendado é buscar ajuda de um adestrador profissional para realizar os treinamentos.
Porém, existem alguns truques que podem ser feitos pelo próprio tutor, para controlar as lambidas de cachorro.
Se afaste e distraia o cachorro 5t393q
Uma forma de evitar que as lambidas continuem é simplesmente se afastando do animal. Com o tempo, o cachorro irá captar a mensagem de que lamber o afasta de seu tutor e vai parar com o hábito.
Outra maneira de minimizar as “lambidinhas” caninas é distraindo o pet. Oferecer um brinquedo ou um petisco para impedir o ato pode ser uma alternativa.
Pratique exercícios k535p
Segundo a veterinária Aline Vital, muitas vezes, cachorros que lambem excessivamente podem estar sofrendo de ansiedade, tédio e até dor.
Exercícios podem ajudar a acalmar o pet. Ao ser estimulado, é provável que as lambidas diminuam, já que a energia acumulada é gasta durante a atividade física.
Treinamento pode minimizar as lambidas caninas – Foto: Divulgação/Freepik/ND