Melhor idade
A “meia idade” para cães geralmente é considerada após os sete anos de vida. Mas há variações consideráveis entre as diversas raças e portes de caninos. O senso comum diz que raças maiores têm uma expectativa de vida menor, logo, envelhecem mais cedo. Muitos veterinários e empresas ligadas ao mundo pet vêm lançando serviços e produtos voltados para as necessidades específicas dos cães idosos.
Em forma
Garantir uma velhice saudável para o pet depende muito do comprometimento dos tutores, que devem estar atentos a pequenas mudanças comportamentais. Mantenha o cão ativo fisicamente. É claro que ele não aguentará mais ar uma tarde inteira de caminhada no parque. Respeite o limite e a velocidade do velhinho, mesmo que ele tenha que andar somente meio quarteirão e demore 30 minutos para isso.
Brinque
Jogar bolinhas também é permitido, mas respeite o limite do animal. Procure por brinquedos educativos. Fique atento para dar desafios que seu cão pode resolver, caso contrário poderá gerar agressividade. Esconder petiscos pela casa faz com que ele utilize o olfato, seu principal sentido. Fazer massagens regularmente ajuda não só a relaxar o pet, como também nos ajuda a identificar mudanças no corpo do animal e sensibilidade à dor.
Cuca fresca
Manter a cabeça ativa também é muito valioso para a saúde do cão idoso. Se durante a vida ele aprendeu alguns comandos de obediência, continue pedindo e treinando esses comandos por toda a vida do animal. Pode ser que ele não responda de maneira rápida e perfeita, mas é uma forma de interação divertida para eles. Sempre dê muito carinho e alguns pedaços de petisco para cães durante o treino. Evite comandos que exijam muito esforço físico, como o “cumprimenta” ou o “rasteja”.
Soluço
O soluço é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma, através do qual o ar expulso é eliminado juntamente com um ruído característico. O soluço em si nunca deve ser um motivo de preocupação, no entanto, se ocorrerem crises muito longas com mais de uma hora de duração, o médico veterinário deverá ser consultado.
Causas
Os quadros de soluço são frequentes em filhotes de cães e podem ser causados em função da ingestão de alimentos ou líquidos de forma rápida, especialmente em animais ansiosos, onde normalmente a rapidez da ingestão acaba pré-dispondo ao sintoma. As crises de soluço, ao que se sabe, podem ser desencadeadas através de situações de cansaço extremo ou estresse.
Tratamento
Basicamente, os soluços em cães são bastante inofensivos e fugazes. Eles geralmente desaparecem por conta própria, sem qualquer intervenção. No entanto, em casos mais prolongados pode-se utilizar de algumas técnicas que terão a finalidade de mudar o padrão respiratório dos animais. Forneça ao animal algum alimento sólido ou líquido e caso nenhuma das anteriores dê o efeito esperado, o ato de brincar com o animal, realizando brincadeiras ou mesmo eios ou qualquer atividade de entretenimento, o distraindo ou alterando a sua respiração poderá dar um resultado satisfatório.