Microchip em pets: conheça o SinPatinhas, o programa do governo para o registro animal 105z70

Medida sobre o microchip em pets foi anunciada pelo governo federal nesta quinta (17) e funcionará como um RG para os animais e396u

na foto aparece um certificado digital de microchip em pets que será feito no Brasil Certificado dos animais após inserção do microchip em pets – Foto: Reprodução/ND

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (17), o SinPatinhas (Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos) um microchip em pets que funcionará como uma espécie de RG para o animal.

Para ter o documento, o responsável pelo animal deve fazer o registro no portal do governo de forma gratuita.

Esse sistema de monitoramento do animal a longa distância será oferecido de maneira gratuita em mutirões em parceria com estados e municípios com foco na população de baixa renda.

A introdução de microchip em pets não é obrigatória, mas é estimulada pelo governo. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, responsável pelo programa, o objetivo é reduzir casos de abandono, maus tratos e perdas.

Mutirões para inserção do microchip em pets nos estados e municípios 1v441e

Os mutirões para inserir o microchip em pets devem começar no mês que vem. O governo ainda não deu detalhes de como será estipulado o público ou a prioridade de microchipagem gratuita, mas haverá incentivo e busca ativa por cidadãos em situação de rua que tenham animais.

na foto, aparecem cachorros que deverão ter o microchip em pets instalados e cadastradosCachorros devem ser cadastrados no programa para terem registro no Brasil – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Os interessados podem ar seus dados e os dos animais para as equipes que fazem os cadastros. O microchip, do tamanho de um grão de arroz é introduzido na hora, subcutaneamente. A ação também abrange ONGs (organizações não governamentais).

Essas instituições poderão fazer o registro dos animais que cuidam, desde que estejam cadastradas junto aos estados ou municípios.

De acordo com o governo, o registro também impacta na criação de políticas públicas. “Atualmente, o Brasil tem aproximadamente 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos, com cerca de 35% deles vivendo nas ruas ou abrigos. O controle populacional ético de cães e gatos, por meio da castração dos animais, é uma demanda inadiável“, afirma o MMA.

Como funciona o registro? 2o5s4p

Todo o registro é digital. O interessado entra no portal do Ministério do Meio Ambiente, insere os dados e recebe uma carteira digital, como um RG, com um QR Code.

“Esse código pode ser fixado na coleira e permite que, em caso de perda, qualquer pessoa consiga localizar o tutor e ajudar o animal a voltar para casa”, explica o ministério.

O registro não é obrigatório. Só será obrigado a fazer quem usa recursos públicos do governo federal para castração ou para a microchipagem.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Pets 5c1e61

Pets

Adeus, latidos! O truque simples para ensinar o seu cachorro a ficar quieto 6ss1m

Mais do que controlar o latido, o método de treinamento fortalece o vínculo entre o tutor e o cão, p ...

Pets

Por que meu gato quer comer toda hora? l281i

Seu gato está sempre com fome? Descubra as possíveis causas — de maus hábitos a problemas de saúde — ...

Pets

O que aconteceu com cachorro resgatado em ville que chamou atenção de Elon Musk? 85x61

Verdadeiro tutor do cachorro entrou com uma limiar para pegar o animal novamente

Pets

Elon Musk reage a vídeo de cachorro resgatado em ville e cita tecnologia da Tesla 3ws58

Guarda Municipal precisou quebrar o vidro de um carro para resgatar um cachorro que estava preso den ...

Pets

Velhice nos cachorros: com qual idade um cão pode ser considerado ‘idoso’? 5i4e4v

O envelhecimento é natural, mas com cuidados e atenção, os cachorros podem ar pela fase com conf ...