Profecia de São Malaquias prevê próximo papa e destruição de cidade: ‘Tremendo Juiz julgará’ 3t1o5y

Conheça a profecia de São Malaquias e veja o que elas dizem sobre os papas da Igreja Católica e quais são as expectativas sobre o fim dos tempos x502t

Imagem do Papa sentado em cadeira de rodas Após a morte do Papa Francisco, surgiram diversas teorias e entre elas, a profecia de São Malaquias voltaram a chamar atenção – Foto: Divulgação/Vatican News

Após a morte do Papa Francisco, um livro conhecido como “Profecia de São Malaquias”, está chamando atenção de fiéis e estudiosos. Escrito por volta do ano de 1143 d.C., o texto se refere a uma lista de 112 dísticos latinos que supostamente descrevem os papas da Igreja Católica.

O livro foi lançado inicialmente em 1595 e se tornou fruto de grandes debates ao longo dos séculos. Por isso, de Celestino 2º (1143) até o último papa, o texto revela o que precederia a segunda vinda de Cristo.

Na 112ª profecia, São Malaquias escreveu: “Durante a última perseguição à Sagrada Igreja Romana, ele assentará, Pedro, o Romano, que apascentará as ovelhas em meio a muitas tribulações. adas estas, será destruída a cidade das sete colinas Roma e o Tremendo Juiz julgará o Seu povo. Fim.”

Porém, o que realmente sabemos sobre essa profecia que prediz a identidade dos papas até o fim dos tempos?

Quem foi São Malaquias 1v4rm

São Malaquias foi um monge beneditino irlandês do século 12. A primeira referência à profecia surgiu em 1595, quando foi publicada por Arnold de Wyon. Apesar disso, a sua veracidade nunca foi confirmada pela Igreja Católica.

Embora muitos considerem a profecia uma invenção ou uma manipulação para eleger os papas na época, análises realizadas pela organização Padre Paulo Ricardo indicam que, embora a profecia não seja oficial, ela ainda gera muitos “burburinhos”.

Imagem de vitral do São Malaquias para profecia de são malaquiasProfecia de São Malaquias está chamando atenção – Foto: Rerodução/Andreas F. Borchert/ND

A profecia de São Malaquias é verdadeira? 5o3u2q

Um estudo realizado por historiadores da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), indica que a maioria dos textos presentes na profecia de São Malaquias corresponde bem aos papas até o século 16.

Um exemplo notável é a correspondência do “Avis Ostiensis” (Ave de Óstia) com o papa Gregório 9º, que foi cardeal-bispo de Óstia. Outro exemplo seria “De parvo homine” (Do homem pequeno), atribuído a Pio 3º, devido ao seu nome Francisco Piccolomini, que significa “pequeno homem”.

Após o pontificado de Urbano 7º, os historiadores alegam que a profecia a a se tornar mais vaga e imprecisa. No entanto, estudiosos da organização Padre Paulo Ricardo sugerem que, mesmo nos papas recentes, é possível identificar correspondências com os dísticos. Por exemplo:

  • “Crux de cruce” (Cruz oriunda da cruz): para Pio 9º, que sofreu perseguições da Casa de Savoia, cujo brasão ostentava uma cruz.
  • “Religio depopulata” (Religião devastada): para Bento 15º, que liderou a Igreja durante a Primeira Guerra Mundial, um período de grande devastação.

Esses exemplos ajudam a sustentar a ideia de que a profecia possui uma conexão com a realidade histórica dos papas, o que leva muitos a refletirem sobre a veracidade das previsões contidas nela.

A profecia revela o “Fim dos Tempos”? z2g1

Com o ar dos anos, a profecia de São Malaquias se tornou ainda mais discutida, principalmente nas redes sociais. Com a morte de alguns papas, como João Paulo 2º e Bento 16, várias previsões alegam que o próximo pontífice seria o último antes do fim do mundo.

A interpretação de alguns estudiosos, como o artigo publicado na organização Padre Paulo Ricardo, sugere que a frase “Pastor et Nauta” (Pastor e marinheiro) é um símbolo de um papa que será um grande viajante, o que corresponderia bem ao Papa João 23, que realizava várias viagens.

Além disso, a interpretação de que o “fim dos tempos” se aproxima é reforçada pelos dísticos “Fides intrépida” (Fé intrépida) e “Religio depopulata” (Religião devastada), que fazem alusão aos tempos de guerra e sofrimento que marcaram o século 20.

Essas análises geraram especulações de que, de acordo com a profecia, após a chegada de um último papa, identificado como “Pedro 2º“, o mundo enfrentará o Anticristo e, em seguida, a segunda vinda de Cristo.

Como a Igreja Católica enxerga a profecia de São Malaquias 6x3148

Imagem do VaticanoA Igreja Católica não considera que a profecia de São Malaquias sejam reais – Foto: Canva/ND

A Igreja Católica não reconhece oficialmente a profecia de São Malaquias como parte da doutrina católica. Em entrevista à Folha de São Paulo, o teólogo Mateus de Santana indica que o texto não se trata de um documento canônico.

A igreja apenas considera como dogma aquilo que está em sintonia com a fé católica e aprovada pelo Vaticano.

Por isso, para que uma profecia ou revelação seja reconhecida pela Igreja, ela precisa ar por um processo rigoroso de investigação, o que inclui a avaliação de teólogos, canonistas e especialistas em saúde mental.

Somente após esse processo, que pode levar anos, é que uma revelação pode ser considerada para devoção pública, embora não se torne uma doutrina obrigatória para os fiéis.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Astrologia 4g4c6k

Astrologia

Márcia Sensitiva choca ao afirmar que ‘almas gêmeas não existem’ 1s2z1i

Márcia Sensitiva surpreende ao dizer que almas gêmeas não existem, e que o amor, sozinho, não garant ...

Astrologia

5 plantas que afastam o olho gordo e protegem sua casa energeticamente 4f3g2o

Conheça cinco plantas que afastam o olho gordo e se livre de ambientes pesados, dores de cabeça sem ...

Astrologia

Previsão de Baba Vanga para julho de 2025 faz milhares de turistas cancelarem suas viagens 566w62

Profecia feita por vidente conhecida como Baba Vanga japonesa, alerta para um possível desastre no J ...

Astrologia

Você é um deles? Síndrome do Tarzan afeta 4 signos e pode destruir relacionamentos 3n4n3o

Você costuma pular de um amor para o outro sem parar? Conheça síndrome do Tarzan, saiba como ela pod ...

Astrologia

O que o seu signo revela sobre seus hábitos financeiros 4l1u27

De decisões impulsivas a planos de longo prazo, descubra como os signos influenciam seus hábitos fin ...