Após o calor do Rio Grande do Norte e da região do Jalapão, no Tocantins, os melhores pilotos do Brasil estão prontos para acelerar em mais duas etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Desta vez, o desafio promete baixas temperaturas na Serra catarinense, onde será disputado o 1º Rally Caminhos da Neve, neste sábado (30) e domingo (1), com base na cidade de Lages.

A prova é válida como oitava e nona etapas do campeonato nacional da modalidade. Serão 643 km de percurso, 404 km deles de especiais (trechos cronometrados), em um terreno com muita pedra e cascalho, piso duro e travessias de riachos.
A possibilidade de chuva no primeiro dia de disputas pode ser um desafio a mais, já que o solo tende a ficar muito liso nessas condições. Além de Lages, que será palco da largada e da chegada do evento, os competidores arão pela região da Coxilha Rica e pelas cidades de Capão Alto, São Joaquim, Urupema, Urubici e .
Líder das principais categorias para motocicletas no Brasileiro de Rally Cross Country, a Honda Racing é destaque nas disputas em solo catarinense. Jean Azevedo é o primeiro colocado da classificação geral e da categoria Super Production, seguido pelo companheiro de equipe Gregorio Caselani. A dupla compete com a motocicleta Honda CRF 450RX, mesmo modelo pilotado por Tunico Maciel, líder da Production Aberta. Júlio “Bissinho” Zavatti, ponteiro da classe Rally Brasil, completa o time vermelho.
Para o paulista Jean Azevedo, além do frio, a possibilidade de encontrar piso molhado faz com que a prova apresente um desafio extra aos competidores. “Será uma prova com muito frio, o que não chega a ser um problema para mim. Torço para não chover, porque os riscos sempre são maiores em andar com chão molhado. A região acaba virando uma loteria, qualquer contratempo pode custar a etapa”, explicou.