É de conhecimento comum que precisamos de sete a nove horas de sono para ter um descanso completo. Mas quem sofre com dificuldade para dormir raramente consegue relaxar à noite para acordar com disposição no dia seguinte.

Conforme a Cartilha do Sono, da Associação Brasileira do Sono (ABS), é enquanto dormimos que o corpo consegue realizar suas principais funções restauradoras, como reposição energética, hormonal, reconstituição de tecidos e síntese de proteínas.
Além disso, uma boa noite de sono auxilia na redução de doenças cardiovasculares e diabetes, fortalecimento imunológico, liberação de hormônios, consolidação da memória, regulação do humor, redução do estresse, melhora do foco e aumento da concentração.
Dificuldade para dormir é bastante comum 1r2630
Segundo dados da ABS, mais de 60% dos brasileiros relatam ter dificuldade para dormir, tendo menos de 7 horas de sono diárias durante a semana, sendo que 25% dormem menos de 6 horas.
Aproximadamente 18% das mulheres e 26% dos homens economicamente ativos são trabalhadores que atuam em turnos e com privação crônica de sono.
Sonolência é causa de muitos acidentes de trânsito 60a4m
Não ter uma boa noite de sono também afeta quem dirige. Segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a sonolência está relacionada com cerca de 40% dos acidentes em rodovias, sendo a terceira maior causa desse tipo de ocorrência no país.

Ainda conforme a Abramet, os acidentes causados por sono costumam acontecer no fim de tarde, no início da manhã e durante a noite, com colisão na traseira ou desvio da pista.
Especialista dá 10 dicas para dormir bem e ter disposição 72313s
O Dr. Michael Breus, também conhecido como “The Sleep Doctor”, do Conselho Americano de Medicina do Sono, oferece dez dicas para quem tem dificuldade para dormir e quer melhorar a qualidade do seu sono. Confira abaixo:
1. Acorde no mesmo horário todos os dias: não importa quão ruim você tenha dormido na noite anterior, mantenha o horário de despertar regular. Isso permite que seu corpo saiba quando “ligar” a melatonina (hormônio do sono) e quando mantê-la desligada.
2. Beba dois copos de água após acordar: ao se levantar, é recomendável beber pelo menos 400 ml de água. O corpo desidrata ao dormir, então é preciso se hidratar ao acordar.

3. Evite cochilos: qualquer pessoa que sofra de insônia deve evitar cochilos, pois eles reduzem o desejo de dormir e podem piorar a situação.
4. Não vá para a cama cedo demais: mesmo depois um dia exaustivo, isso não significa que seu corpo precisa descansar mais cedo. Fazer isso esgotará seu sono, você acabará dormindo por cerca de duas horas e ficará acordado o resto da noite.
5. Tire a maquiagem quando chegar em casa: a maioria das pessoas acende a luz do banheiro para limpar o rosto, mas isso expõe você à luz azul (presente nas lâmpadas LED), que pode suprimir a melatonina que inspira o sono.
6. Mantenha seu corpo fresco na hora de dormir: seja abrindo um pouco a janela ou pegando um edredom mais leve, um corpo fresco descansa melhor. Seu corpo não libera melatonina se estiver muito quente ou muito frio.
7. Não consuma cafeína muito tarde: o Dr. Breus recomenda interromper a ingestão de cafeína ao meio-dia ou, no máximo, às 14h. A cafeína tem um efeito que dura de seis a oito horas, dependendo da sua idade. Por isso é importante limpar o organismo com bastante antecedência para não ter mais dificuldade para dormir.

8. Pense em coisas nas quais você tem gratidão: pesquisas mostram que, se você fizer algo prazeroso antes de dormir, pegará mais rápido no sono. Pensar em coisas pelas quais você tem gratidão é uma excelente ferramenta de distração. Não precisa ser longo ou desafiador, apenas que traga boas vibrações.
9. Evite álcool por pelo menos três horas antes de dormir: beber álcool não é saudável para quem precisa ter um sono regular. Mas, se for consumir, beba pouco e certifique-se de não beber pelo menos três horas antes de dormir.
10. Faça bastante exercício: pelo menos 15 minutos de aeróbico e 45 minutos de musculação melhoram a qualidade do sono.