Um estudo clínico, publicado na revista eletrônica JAMA Internal Medicine, com 80 adultos com sobrepeso, revelou que estender a duração do sono pode ser uma intervenção viável para a prevenção da obesidade e programas de para emagrecer.
Estudo revela que dormir mais pode ser a chave para a perda de peso – Foto: Freepik/ND
Publicado recentemente, o estudo teve como objetivo determinar os efeitos de uma intervenção de extensão do sono na ingestão de energia, gasto energético e peso corporal em adultos com sobrepeso que habitualmente limitavam a duração do sono.
Os participantes, com idades entre 21 e 40 anos e IMC entre 25 e 29,9, habitualmente dormiam menos de 6,5 horas por noite.
Conforme a pesquisa, aumentar o tempo de sono para 6 a 7 horas por noite pode ter um impacto significativo no processo de emagrecimento.
Dormir tarde ou dormir pouco acelera o envelhecimento – Foto: Andrea Piacquadio/Divulgação/ND
Após um período de sono habitual de duas semanas no início, os participantes foram aleatoriamente divididos em dois grupos.
Um grupo recebeu uma intervenção para estender o tempo de sono para 8,5 horas por noite, enquanto o outro grupo continuou com seus hábitos de sono normais.
Dormir mais ajuda na perda de peso 5a6n17
Os resultados mostraram que o grupo com maior tempo de sono experimentou um aumento significativo na duração do sono, com uma redução correspondente na ingestão de energia, o que contribuiu para a perda de peso e influenciou diretamente os hábitos alimentares.
Dormir mal acarreta em um desiquilíbrio hormonal – Foto: Freepik/ND
Embora não tenha havido diferença significativa no gasto energético total entre os grupos, o grupo de extensão do sono apresentou uma redução de peso maior em comparação com o grupo que continuou com seus hábitos normais.