Carro automático ou manual? Saiba qual dura mais e por quê 4l2kc

Diferenças entre a escolha do carro automático ou manual despertam opiniões apaixonadas para quem tem o prazer de dirigir 4bd9

A discussão entre carro automático ou manual já dura gerações e desperta opiniões apaixonadas. Para alguns motoristas, o ato de trocar de marcha é essencial no prazer de dirigir.

Outros já estão acostumados à comodidade da transmissão automática de marchas, jamais voltariam a usar um pedal de embreagem. Mas afinal qual a melhor opção? Qual é mais confiável? Não existe uma resposta única para a escolha entre câmbio manual ou automático.

A resposta da discussão entre carro automático ou manual depende do estilo de condução, hábitos do motorista e do tipo específico de câmbio automático em questão. Afinal, existem diferentes tecnologias e nem todas entregam o mesmo desempenho ou confiabilidade.

na foto aparece a diferença entre o carro automático ou manual com alavanca automática Câmbio automático – Foto: Pixabay

Carro automático ou manual: tipo de transmissão disponíveis 2c2q41

É essencial antes de comparar as opções entender como cada sistema funciona. São três tipos de câmbio automático, além da tradicional transmissão manual.

Câmbio manual 58546v

No caso do câmbio manual, ele é o mais simples tecnicamente. O motorista usa a embreagem para desconectar o motor da transmissão e trocar de marcha manualmente.

A maioria dos carros com câmbio manual tem 5 ou 6 marchas além de marcha à ré. Modelos mais modernos têm sincronizadores que tornam as trocas mais suaves, sem necessidade de técnicas avançadas como o “duplo embreagem”.

Para muitos motoristas dirigir um carro manual permite controlar melhor o momento de trocas de marcha, mas esse controle também pode ser um problema pois a troca tardia de marcha aumenta o consumo de combustível, gera mais ruído e causa desgaste excessivo no motor.

Já trocar cedo demais a marcha pode deixar a condução desconfortável, com vibrações e falta de resposta do acelerador.

O maior temor de quem aprende a dirigir com câmbio manual é o carro “morrer”. Para muitos motoristas, a possibilidade de deixar o carro calado é suficiente para preferirem um câmbio automático.

Automático – Conversor de torque 183p6d

O câmbio automático com conversor de torque é um dos mais confiáveis Em vez da embreagem, ele usa um sistema hidráulico para transferir a potência do motor para a transmissão.

Esse tipo de câmbio se destaca pela suavidade nas trocas de marcha, exigindo menos esforço do motorista e sofrendo menos desgaste do que um câmbio manual.

Alavanca de câmbio automático tem função extra – Foto: ReproduçãoAlavanca de câmbio automático tem função extra – Foto: Reprodução

Em carros esportivos ou de alto desempenho, ele pode parecer lento e dar pouca resposta. A manutenção é essencial. Se o fluido hidráulico não for trocado no período correto pode surgir problemas graves e caros.

Automático – Dupla embreagem (DCT) 5d2nq

A diferença entre o carro automático ou manual é que no caso dos automáticos, esses câmbios de dupla embreagem combinam eficiência e desempenho e fazem a troca de marchas mais rapidamente e precisa do que um motorista faria.

Esse sistema tem dois eixos de transmissão paralelos, cada um com sua própria embreagem: um para as marchas pares e outro para as ímpares.

Quando ocorre a troca de marcha, uma embreagem se abre enquanto a outra se fecha ao mesmo tempo e garante transições quase instantâneas.

Mas há desvantagens como o valor desse sistema. Os câmbios DCT são caros, tanto na fabricação quanto na manutenção.

Algumas versões sofrem desgaste no trânsito e se não houver manutenção, as falhas podem ser caras e custar mais que o valor de revenda do próprio carro.

Automático – CVT (Transmissão continuamente variável) 1z2f2p

Já outra diferença entre o carro automático ou manual é que o automático CVT se torna mais popular por ser eficiente no consumo de combustível. O CVT não usa engrenagens fixas.

Em vez disso, opera através de um sistema de polias conectadas por uma correia metálica e ajusta de forma contínua a relação de transmissão para otimizar a eficiência do motor.

Uma das vantagens desse sistema é manter o motor na faixa ideal de rotação e melhora o consumo de combustível.

Já a desvantagem é que a ausência de marchas pode tornar a condução do carro menos envolvente e o carro pode parecer que não responde ao que é exigido.

Não é preciso colocar o câmbio automático em na posição neutro nas paradas – Foto: PixabayNão é preciso colocar o câmbio automático em na posição neutro nas paradas – Foto: Pixabay

Mas qual tipo de câmbio é mais confiável? 1di5w

Agora que já conhecemos a diferenças entre os tipos de transmissão se o carro automático ou manual, qual é o mais confiável?

Câmbio manual 58546v

Por ser mais simples, o câmbio manual tende a ser mais confiável. Ele exige menos manutenção e, quando é bem utilizado, pode durar muitos quilômetros.

O principal desgaste ocorre na embreagem, que geralmente precisa ser substituída a cada 150 mil km. Se mal utilizado (como manter o pé na embreagem ou fazer trocas bruscas), pode sofrer desgaste prematuro.

Câmbio automático com conversor de torque 3u5i42

Esse sistema é confiável e durável, desde que a manutenção seja feita corretamente. O sistema hidráulico sofre menos desgaste que um câmbio manual ou de dupla embreagem.

No entanto, se o fluido da transmissão não for trocado no período certo, pode haver superaquecimento e falhas caras.

Câmbio de dupla embreagem (DCT) 242f5l

Esse câmbio é um dos mais eficientes e delicados. Ele sofre desgaste elevado no trânsito intenso, devido às trocas frequentes de marcha.

Os modelos mais baratos tendem a ter problemas nos discos de embreagem, enquanto os mais sofisticados podem apresentar falhas no sistema eletrônico de controle (mecatrônica). A manutenção correta é essencial. Falhas podem exigir reparos extremamente caros.

Câmbio CVT 4076h

A confiabilidade do CVT depende do fabricante e do modelo. Alguns CVTs bem projetados podem durar bastante tempo sem problemas.

Porém, o desgaste da correia metálica pode levar a falhas difíceis de reparar. A experiência de dirigir o carro pode ser menos satisfatória para quem busca respostas rápidas.

Em qual sistema de transmissão investir? 4h4369

A resposta certa é: depende da sua necessidade. Caso você busque menor custo de manutenção e confiabilidade a longo prazo, o câmbio manual é a melhor opção.

Já se prioriza conforto e praticidade, o conversor de torque pode ser a melhor alternativa.

Uma vez que busque desempenho e trocas rápidas, a dupla embreagem (DCT) é a escolha ideal, embora tenha custo de manutenção mais elevado.

Para quem quer ter a máxima eficiência no consumo, o CVT é a melhor opção, especialmente para uso urbano.

Com a evolução da tecnologia e a eletrificação dos carros a tendência é que os câmbios automáticos dominem o mercado. Mas, enquanto isso não acontece, a escolha ainda depende do perfil de cada motorista.

+

Carros 66493p

Carros

Estes são os objetos soltos no carro que são um perigo invisível e colocam a sua vida em risco 3r1c52

Objetos soltos no carro como bolsas, celulares e laptops devem ser colocados em áreas de armazenamen ...

Carros

Bater a porta prejudica o carro? desvende mitos e verdades com a ajuda de um especialista 66434r

Mecânico explica alguns mitos e verdades como bater as portas do carro com força podem causar danos ...

Carros

Giro Auto+: Audi A3 em teste, elétricos que seguram valor e novo Outlander PHEV t6h49

O Giro Auto+ traz uma avaliação completa do Audi A3 Sedan, uma lista dos híbridos e elétricos que me ...

Carros

Produzido no Brasil, Volkswagen Tera pretende ser o novo SUV ível da marca; veja quanto 5n2h70

Modelo Volkswagen Tera deve oferecer um bom pacote de equipamentos de série, mesmo nas versões mais ...

Carros

Carro automático ou manual: qual deles gasta mais combustível? 2m6j6o

A maneira como o veículo é conduzido pode influenciar na escolha do motorista sobre ter um carro aut ...

Usamos cookies e tecnologias similares para oferecer uma experiência de navegação mais personalizada. Para saber mais, e nossa Central de Privacidade.