Fora do comum, carro elétrico Nissan Leaf exibe tecnologia avançada 332r1v

Carro elétrico Nissan Leaf apresenta tecnologia avançada em test-drive em Florianópolis 382lg

Muito satisfeito com o Nissan Leaf, o casal catarinense Aldo Tadeu e Daiene Osório circula com o carro elétrico em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, desde 3 de setembro.

Florianópolis é uma das cinco capitais brasileiras, além do Distrito Federal, que vende o carro elétrico Nissan Leaf desde julho ado – Foto: Victor EleutérioFlorianópolis é uma das cinco capitais brasileiras, além do Distrito Federal, que vende o carro elétrico Nissan Leaf desde julho ado – Foto: Victor Eleutério

Aldo e Daiene são dois dos 20 consumidores que adquiriram o modelo em pré-venda no Salão do Automóvel em 2018. A nova geração do Nissan Leaf comercializou mais de 400 mil unidades no mundo. No Brasil, são pouco mais de dez unidades atualmente em trânsito.

Daiene ainda não dirigiu o seu Nissan Leaf de Rio do Sul para Florianópolis. Consequentemente também não testou a autonomia de 240 km proporcionada pela nova bateria de íon-lítio, divulgada pela fabricante.

“Estamos aguardando a chegada do cabo de carregamento rápido e o adaptador tipo 2. Esse adaptador é necessário porque a maioria dos shoppings e postos de carregamento possuem esse carregador”, explica Daiene.

 Kit de recarga 5v6g6z

Nissan Leaf vem com kit de equipamentos de recarga para casa e rua. Foto: Divulgação/ND – Foto: Pedro Danthas/NDNissan Leaf vem com kit de equipamentos de recarga para casa e rua. Foto: Divulgação/ND – Foto: Pedro Danthas/ND

No Brasil, o Leaf vem com um kit de equipamentos de recarga para casa e rua. O kit está embutido no preço final do Leaf. O modelo custa R$ 195 mil e está disponível para venda na concessionária de Florianópolis. Além do carregador caseiro, o cliente recebe um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2. O Leaf usa como padrão o chamado Tipo 1.

Florianópolis é uma das cinco capitais brasileiras, além do Distrito Federal, que vende o carro elétrico Nissan Leaf desde julho ado.

Eletromobilidade 3g5f3v

No início de outubro, a Nissan promoveu um treinamento em eletromobilidade para jornalistas especializados no Sapiens Parque, no Centro de Pesquisa em Energia Solar da UFSC.

Ricardo Abe, gerente sênior de engenharia da Nissan do Brasil, faz workshop sobre mobilidade elétrica – Foto: Marcelo Machado de Melo/NDRicardo Abe, gerente sênior de engenharia da Nissan do Brasil, faz workshop sobre mobilidade elétrica – Foto: Marcelo Machado de Melo/ND

Ao dirigir o carro elétrico Nissan Leaf, três particularidades me chamaram a atenção. É um carro totalmente silencioso, sua aceleração é instantânea e você usa apenas um pedal tanto para acelerar como frear.

Usando o e-Pedal não há necessidade de acionar o pedal do freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo.  Dessa maneira, o pedal de freio convencional fica disponível para situações de frenagens bruscas.

Além disso, com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) pode devolver energia para a rede.

O novo e-powertrain garante maior eficiência energética. O carro elétrico funciona com bateria de íon-lítio de 40 kWh. A potência é equivalente a 149 cavalos (110 kW), 37% mais que a geração anterior. O hatch atinge a velocidade máxima de 144 km/h.

 

O que fazer com as baterias usadas? 46453a

Está em teste no laboratório de Fotovoltaica da UFSC, no Sapiens Parque, em Florianópolis, uma solução para dar uma segunda vida às baterias usadas por carros elétricos.

Postes de luz obtida pela combinação do uso de painéis solares e baterias de veículos elétricos iluminam o pátio do laboratório de Fotovoltaica da UFSC, no Sapiens Parque, em Florianópolis – Foto: Marcelo Machado de Melo/NDPostes de luz obtida pela combinação do uso de painéis solares e baterias de veículos elétricos iluminam o pátio do laboratório de Fotovoltaica da UFSC, no Sapiens Parque, em Florianópolis – Foto: Marcelo Machado de Melo/ND

Cinco postes de luz obtida pela combinação do uso de painéis solares e baterias de veículos elétricos iluminam o pátio do laboratório. O projeto em desenvolvimento resulta do memorando de entendimento entre a universidade e a fabricante japonesa em 2018.

+

Mais Carros 3i23b

Mais Carros

Nissan anuncia a demissão de mais 10 mil funcionários, totalizando 20 mil em 6 meses 4md1p

Demissão em massa ocorre depois da divulgação de balanço fiscal com déficit bilionário da empresa; d ...

Mais Carros

Produção nacional do novo Nissan Kicks é anunciada em evento com presidente Lula 43351j

Nissan marca o início de produção do Novo Nissan Kicks no Complexo Industrial de Resende, no estado ...

Mais Carros

Giro Auto+: avaliação do Nissan Versa SR, novo Volkswagen Nivus e flagra do GWM Tank 300 3e1b49

O Giro Auto+ traz uma avaliação completa do Nissan Versa SR, novo Volkswagen Nivus e flagra do GWM T ...

Mais Carros

Anfavea estuda “novo” normal para setor automotivo pós-coronavírus 3564t

Presidente da Anfavea, Luiz Carlos de Moraes, disse que a associação tem promovido fóruns e debates ...

Mais Carros

Chevrolet Cruze Premier chega em setembro com Wi-Fi próprio a bordo 356z1y

Nova versão top de linha do Chevrolet Cruze Premier ganha Wi-FI e frenagem automática de emergência ...