Refletir sobre os problemas e as experiências que as mulheres vivem no dia a dia fazem parte da celebração do Dia Internacional da Mulher. Para isso, o ND+ reuniu 5 episódios do podcast aDiversa com assuntos e pontos de vista diferentes para ouvir neste dia 8 de março.

Os temas são amplos e complexos, mas sempre com uma conversa descontraída para aproximar o ouvinte das questões do universo feminino.
Com cerca de uma hora, o podcast é apresentado pela editora do ND+ Luciana Barros. O formato ainda conta com uma apresentadora convidada do Grupo ND. Confira:
Por que precisamos falar das conquistas das mulheres pretas? 4a172f
As mulheres pretas representam quase 28% das brasileiras, mas ainda são minoria em espaços como universidades, governos e cargos de gestão. Somente 3% das cientistas e pesquisadoras, por exemplo, são pretas, segundo o Censo da Educação Superior 2020.
A psicóloga e diretora de sustentabilidade e diversidade na Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina, Fernanda Quadros, e a doutoranda em Antropologia pela UFSC e vocalista e compositora do grupo Cores de Aidê Caune Maia relembram a trajetória das mulheres pretas desde o continente africano.
Também participam do episódio Andréa da Luz, editora do ND+, que compartilha suas vivências, e Fabio Garcia, doutorando em Educação pela UFSC e editor da editora Cruz e Souza, com foco na preservação da temática étnico-racial no Sul do Brasil.
Constelação familiar esquenta embate entre psicólogos 4x1s18
Prática cada vez mais difundida no Brasil, a constelação familiar sistêmica tem como objetivo encontrar a origem de conflitos, mágoas e questões mal resolvidas analisando o sistema familiar de uma pessoa.
No entanto, a prática é alvo de questionamentos por não ser reconhecida pelos Conselhos Federais de Medicina e Psicologia, sobretudo pelo uso no judiciário para conciliações em varas de família.
Em lados opostos acerca do assunto, a psicóloga Shirley Stamou e o constelador sistêmico Paulo Pimont Berndt, do Instituto Raízes, defendem seus pontos de vista – contra e a favor – sobre a prática.
A apresentadora convidada é Priscila Niebuhr, que atua no núcleo de planejamento de projetos comerciais do Grupo ND, e é adepta da constelação familiar.
Conflitos da maternidade: amo meu filho, mas não amo ser mãe j4ng
Ao longo dos séculos, as mães vêm sendo sacralizadas e associadas a figuras cuidadoras e resilientes por essência, o que sempre gerou uma espécie de opressão acerca da maternidade e suas dualidades.
Quebrando o senso comum, cada vez mais mulheres assumem que, embora amem seus filhos, não amam ser mães.
Participam do bate-papo a psicóloga e psicanalista Deise Silva, a historiadora Gilmária Salviano Ramos, a editora executiva do ND Notícias Carol Oliveira e o designer de som do Grupo ND Bernardo Castello, cumprindo a cota masculina.
De assédio a estupro: leis, punição e nuances dos crimes sexuais 372r23
O recente caso envolvendo o jogador de futebol Daniel Alves, preso na Espanha preventivamente após uma jovem de 23 anos denunciá-lo por estuprá-la em uma boate em Barcelona, trouxe à tona a discussão sobre os crimes sexuais contra mulheres.
Mas você sabe o que diferencia importunação sexual, assédio sexual e estupro? O que diz a legislação e quais são as punições para agressores? Como a educação sexual pode ser uma forte aliada no combate a este tipo de violência? É o que você vai conferir neste episódio.
Participam da conversa Jackie Francielle Anacleto, advogada e especialista em direito penal, a professora e doutora pela UFSC Caroline Kern e o delegado da polícia de Santa Catarina, Angelo Moreno Cintra Fragelli. A apresentadora convidada é a jornalista e supervisora de redes sociais do grupo ND Júlia Bittencourt.
OnlyFans: empoderamento ou objetificação da mulher? 685l7
O OnlyFans, rede social onde os produtores publicam conteúdos eróticos e sensuais exclusivos e cobram uma mensal, já conquistou mais de 150 milhões de usuários ao redor do mundo.
Apesar de ter se transformado em fonte de renda e até oportunidade de trabalho para muitas pessoas, a plataforma não ou imune às polêmicas, que são o assunto do podcast aDiversa. Afinal, o OnlyFans contribui para a objetificação ou o empoderamento das mulheres?
Para debater o tema, o podcast convidou Ana Otani, que produz conteúdo para o OnlyFans e também criou o Concurso de Vagina Mais Bonita do Brasil, e Beatriz Bertoncini Rodrigues, que é pesquisadora da plataforma e graduada em História pela Udesc.
A cota masculina é Pedro Albuquerque, pioneiro em OnlyFans no Brasil ao criar a primeira agência voltada para produtores de conteúdo, a Santa Caliente. A apresentadora convidada é a repórter do ND+ Bruna Stroisch.