
Solidariedade para o bem-estar dos catarinenses é uma das marcas das Empresas Dimas. Preocupado com a formação e com a saúde do cidadão, o grupo empresarial tem a cultura de apoiar diferentes iniciativas de entidades sem fins lucrativos que contribuem para o crescimento de uma sociedade mais justa e inclusiva. Crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, com problemas de saúde e em vulnerabilidade social estão no foco das ações sociais.
Mais do que realizar sonhos durante os 45 anos de sua trajetória, as Empresas Dimas contribuem financeiramente; arrecadam roupas, alimentos e brinquedos; além de incentivar cerca de 300 colaboradores à doação de sangue. A consequência é a transformação da qualidade de vida de milhares de catarinenses.
Presente no dia a dia da empresa, o diretor Ricardo Dimas sabe a importância de cuidar do próximo. “Investir no desenvolvimento das pessoas, melhorar o entorno, participar de ações sociais, preservar o meio ambiente e auxiliar na solução de demandas comunitárias, sempre fez parte da cultura das Empresas Dimas”, destaca o executivo.

Com quase três anos na Dimas Auto, a analista de Recursos Humanos, Tainara Jordão, também teve a sua vida transformada quando incorporou a cultura da empresa. A gestora enaltece a missão do grupo em incentivar o crescimento e o desenvolvimento da comunidade em que está inserida. Além de participar das campanhas de arrecadação, Tainara ainda é doadora de sangue.
“Temos a participação de nossos colaboradores em muitas de nossas ações, como nas campanhas do agasalho, de doação de sangue e do Dia das Crianças e, assim, disseminamos o valor da solidariedade e impactamos ainda mais o meio. Ver o resultado de todas essas ações é um estímulo para manter firme o sentimento de comprometimento ao lado das nossas instituições parceiras”, anota Tainara.
O Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) é uma das entidades que recebem o apoio do grupo por meio da solidariedade dos colaboradores. Há 10 anos participando do Projeto Empresa Solidária, as Empresas Dimas desenvolvem a conscientização de seus funcionários sobre a importância de ajudar o próximo doando sangue. Somente no mês de julho deste ano, 23 colaboradores realizaram a doação de sangue. Normalmente, são duas ações por ano. O grupo disponibiliza o deslocamento.

Importante ressaltar, que cada doador pode salvar até quatro vidas. Por conta desse empenho, o Centro de Hematologia reconheceu a marca com a entrega do “Selo de Empresa Solidária”. Isso porque as ações são fundamentais para a manutenção dos estoques sanguíneos no Estado. Por meio do Instagram, o Hemosc fez mais uma homenagem. “Nosso agradecimento à empresa @forddimas, em especial aos seus colaboradores que abraçaram a causa”, diz a publicação.
Parceria de décadas com a AVOS
Outra entidade aliada é a AVOS (Associação de Voluntário de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão), que disponibiliza apoio e assistência à criança e ao adolescente de todas as regiões de Santa Catarina. Desde 2014, a parceria atende também as crianças com câncer na Casa de Apoio Vovó Gertrudes, inaugurada com o apoio das Empresas Dimas e outras. O engajamento foi percebido pela AVOS com a entrega do “Certificado da Solidariedade”.

A história da AVOS tem uma ligação com o crescimento das Empresas Dimas. As duas têm 45 anos e, assim como a Associação nasceu de um gesto de fraternidade da dona Maria Gertrudes, a marca Dimas começou do sonho e de muito trabalho do empreendedor Dimas Arnoldo da Silva. A AVOS foi ganhando voluntários e pode ajudar cada vez mais crianças. O mesmo aconteceu com a empresa, que sem perder a essência e a tradição de ajudar quem mais precisa, expandiu com a geração de empregos e no envolvimento com a sociedade pelas ações sociais.

Com 80 voluntários, a AVOS realiza atualmente mais de 260 atendimentos todos os meses. “As Empresas Dimas são parceiras da AVOS há muito tempo. Uma amizade que vem de longa data. O grupo Dimas esteve e está presente em várias atividades da Associação, seja apoiando eventos ou mesmo na captação de recursos destinados à instituição. Uma ajuda muito importante para os projetos desenvolvidos pela AVOS no Hospital Infantil Joana de Gusmão e também na Casa de Apoio Vovó Gertrudes”, afirma a fundadora e presidente da AVOS, Maria Gertrudes da Luz Gomes.
Contribuição na formação do cidadão
Há quase um ano, a OMDA (Organização para o Movimento e o Desporto Adaptado) entrou para o grupo de entidades beneficiadas. Com um trabalho diferenciado de inclusão das pessoas com deficiência física, mental, visual e auditiva por meio da prática de atividades esportivas, a OMDA confirma a importância do apoio financeiro para a manutenção do projeto que atende 180 atletas, de crianças a adultos. O basquete sobre rodas é a modalidade mais praticada.

“Sem o apoio das Empresas Dimas seria praticamente impossível levar o esporte de qualidade com viés socioeducativo para as pessoas com deficiência na Grande Florianópolis. É fundamental contar com o e dessa e de tantas outras empresas que nos apoiam. A soma de todos os parceiros permite que possamos oferecer essa oportunidade. Agradeço a confiança, porque sem esse apoio seria impossível continuar contribuindo na formação do cidadão”, destaca o presidente da OMDA, professor Tiago Baptista.
As Empresas Dimas ainda realizam ações sociais frequentes com a Associação de Catadores de Materiais Reciclados (ACMR), o Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas (Nurrevi) e no programa Junior Achievement, para jovens empreendedores. O grupo empresarial reforça o compromisso de estar ao lado dos catarinenses. “Temos a consciência da nossa responsabilidade como empresa e buscamos diariamente dar o exemplo e a nossa contribuição para a construção de uma sociedade melhor”, afirma o diretor Ricardo Dimas.
Combate à Covid-19 e arrecadação de 180 toneladas de alimento
Recentemente, o Grupo Dimas participou ativamente do projeto Maratona da Solidariedade, do Grupo ND, e contribuiu para a arrecadação de 180 toneladas de alimentos para mais de 15 mil famílias. Em várias unidades do grupo, pontos de coleta foram montados para que colaboradores, clientes, prestadores de serviço e toda a comunidade pudessem colaborar com quem está em vulnerabilidade alimentar.

Em relação à pandemia da Covid-19, o grupo também demonstrou a sua responsabilidade social com a doação de recursos para o projeto Aliança pela Vida. A iniciativa tem o propósito de oferecer atendimento gratuito às pessoas com sintomas do coronavírus e, desde a implantação, promoveu o atendimento de 6.527 pessoas, até a manhã do dia 6 de outubro de 2021.
Quem estiver com os seguintes sintomas: cansaço, dores musculares, dor de cabeça, febre baixa, dor de garganta, congestão nasal, conjuntivite, perda de olfato e paladar, enjoo e diarreia, pode buscar atendimento por telefone. Basta ligar no 0800 402 0000. O serviço de teleconsulta é disponível para a Grande Florianópolis 24h por dia.
Algumas ações sociais
- Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) – Ações semestrais com o deslocamento de colaboradores para a doação de sangue, além do reforço na semana nacional dos doares de sangue (Selo de Empresa Solidária);
- AVOS (Associação de Voluntário de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão) – Apoio de assistência às crianças e adolescentes com câncer a cada semestre, além da compra anual de Big Macs, no Mc Dia Feliz, porque o valor é convertido para a associação (Certificado de Solidariedade);
- ACMR (Associação de Catadores de Materiais Reciclados) – Doação anual de agasalhos nos meses de frio, além da oferta de uniformes reaproveitados;
- Nurrevi (Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas) – Apoio anual na doação de alimentos não perecíveis e de brinquedos para crianças e adolescentes em situação de risco e de acolhimento;
- OMDA (Organização para o Movimento e o Desporto Adaptado) – Contribuição financeira anual com objetivo de proporcionar basquete gratuito para crianças, jovens e pessoas com deficiência;
- Aliança pela vida – Auxílio financeiro pontual para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19. Implantação de serviço gratuito com o objetivo de evitar que pacientes necessitem de internação em UTI;
- Junior Achievement – Patrocínio anual para fomentar a educação como recurso para inspirar jovens a empreender;
- Maratona da Solidariedade – Ação pontual com contribuição financeira, arrecadação e distribuição de alimentos para as famílias em dificuldades.