O mau tempo em Florianópolis não impediu que moradores fossem prestigiar as celebrações do 7 de Setembro, realizadas na Beira-Mar Continental. A solenidade iniciou com o canto do Hino Nacional brasileiro e na sequência a atleta paralímpica Julia Marcelino, acompanhada da atleta Luiza Harumi Matsuo, desfilou o fogo simbólico da pátria.

Julia é natural de Florianópolis e pratica bocha há 10 anos. Ela é campeã estadual da modalidade. Valbério Francisco dos Santos foi professor da atleta paralímpica convidada para acender o fogo da pátria.
Ele é secretário da Liga de Defesa Nacional e um dos organizadores do evento em celebração à Independência do Brasil em Florianópolis.
“Convidamos a Julia e ela se prontificou a acender o fogo simbólico. É uma menina muito participativa na sociedade com o seu jogo de bocha e vemos o esforço para ela participar dos eventos que estão acontecendo. Temos que oferecer para o cadeirante ou pessoas com necessidades especiais um lugar no pódio, na sociedade. Por isso, pensamos nela, como minha ex-aluna e muito querida por nós”, disse dos Santos.
Em entrevista ao repórter do ND+ Nicolas Horácio, que acompanha as celebrações do 7 de Setembro na Capital catarinense, Julia Marcelino falou sobre a emoção de participar do evento.
“Foi muito legal. Nunca tinha participado de outros desfiles. Foi a primeira vez que assisti e está muito bonito”, disse a atleta. Julia agora se prepara para disputar a competição brasileira de bocha.