Brasil é líder global em mortes de pessoas trans há 17 anos, aponta estudo 1x422

Pesquisa realizada pela Rede Trans Brasil registrou 105 assassinatos em 2024; o número representa uma queda de 14 assassinatos em relação a 2023 4e6l22

No ano ado, 105 pessoas trans foram mortas no Brasil. O número representa uma queda de 14 assassinatos em relação a 2023, mas mantém o país como o que mais mata pessoas trans no mundo pelo 17º ano consecutivo. A pesquisa foi realizada pela Rede Trans Brasil e será oficialmente lançada na próxima quarta (29).

Bandeira de pessoas transSão Paulo é o estado com maior registro de assassinatos de pessoas trans – Foto: Creative Commons/Divulgação/ND

Desde 2022, a Região Nordeste é a que registra maior número de mortes. Em 2023, foram 38% dos casos. O Sudeste está em segundo lugar com 33% dos assassinatos, seguida pelo Centro-Oeste, com 12,6% dos mortes; pelo Norte, com 9,7%, e Sul, com 4,9% dos casos.

Isabella Santorinne, secretária adjunta de Comunicação da Rede Trans Brasil, destaca que a queda do número de mortes de pessoas trans em relação a 2023 é um pequeno alívio, mas não devem ser ignoradas.

“Apesar de avanços em debates públicos e de maior visibilidade, a violência e o preconceito ainda são uma realidade. Essa trajetória mostra que, embora existam sinais de progresso, a luta está longe de acabar”.

Brasil, México e Colômbia somam mais de 200 assassinatos de pessoas trans – Foto: Kyle/UnsplashBrasil, México e Colômbia somam mais de 200 assassinatos de pessoas trans – Foto: Kyle/Unsplash

Isabella Santorinne reflete que o Brasil é o país que mais consome pornografia trans no mundo e, ao mesmo tempo, que mais mata pessoas trans. “Sentem ódio e repulsa pelos nossos corpos. É muito contraditório”.

A maioria das mortes registradas no Brasil é de mulheres trans ou travestis, que correspondem a 93,3% das vítimas. As demais vítimas, 6,7% são homens trans. A maior parte tinha idade entre 26 e 35 anos (36,8%), era parda (36,5%) ou preta (26%) e era trabalhadora sexual.

Perfil dos assassinatos de pessoas trans 5tl4d

Dentre os casos com os devidos registros, 14 dos agressores eram companheiros e ex-companheiros; nove eram clientes; e nove foram por envolvimento com agiotas e organizações criminosas.

As mortes foram, a maioria, por arma de fogo e facada. Os homicídios ocorreram, a maior parte, em vias públicas, seguido pela residência da própria vítima.

Parada LGBTI+ de Florianópolis recebeu cerca de 80 mil pessoas – Foto: Divulgação/ NDParada LGBTI+ de Florianópolis recebeu cerca de 80 mil pessoas – Foto: Divulgação/ ND

O dossiê também analisou como os meios de comunicação se referiram às vítimas. Em 93,3% dos casos os nomes sociais foram respeitados e 6,7% trataram as vítimas pelo chamado nome morto, ou seja, o nome pelo qual a pessoa era chamada antes da transição de gênero.

De acordo com Isabella, o dossiê dá visibilidade ao tema e ajuda a desenvolver políticas públicas: “Sem políticas públicas eficazes, a luta pela sobrevivência e dignidade continua sendo uma batalha diária para pessoas trans no Brasil”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Cidadania 41u6j

Diogo de Souza

Fechado há mais de 90 dias, Restaurante Popular de Florianópolis segue sem prazo para reabrir 1j2h20

Restaurante Popular de Florianópolis foi fechado há mais de 90 dias, mas deverá ser reaberto como Re ...

Cidadania

Procon de Santa Catarina libera agendamentos para atendimentos online; veja o a o 304x1r

Além do agendamento online, consumidor pode ir diretamente à sede do Procon SC e ser atendido por or ...

Mais de quatro toneladas de alimentos são entregues a 25 entidades em Florianópolis 5q5i2a

Ação coordenada pela Prefeitura e Caisan fortalece combate à insegurança alimentar e valoriza a agri ...

Cidadania

100 nomes de bebês masculinos mais populares em 2025 5d4s3s

À espera do seu bebê? Confira a lista com os 100 nomes masculinos mais populares de 2025 e inspire-s ...