A 16ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis pinta a Beira-mar Continental das cores do arco-íris na tarde deste domingo (10). Nem a chuva foi capaz de espantar quem quer lutar pelos direitos das pessoas LGBTQIA+ na cidade.

A Beira-mar Continental, onde acontece o evento, está lotada de pessoas das mais variadas tribos. Todos, reunidos, entoam cânticos pelo pedido de direitos à população LGBTQIA+ além de aproveitar a música alta do local.
De acordo com a repórter Valeska Loureiro, que acompanha in loco o evento, o espaço está bem organizado. Há food trucks para quem deseja comer ou se hidratar e muita, muita gente frequenta o espaço.
Com balões coloridos e roupas diferentes, a população está no local acompanhando as apresentações.
O evento prevê que ao menos 100 mil pessoas participem da parada. Promovido pela prefeitura de Florianópolis, a parada terá uma atração nacional: a cantora Lexa.
A carioca é conhecida por hits como “Sapequinha”, “Só Depois do Carnaval”, “Provocar” e “Combatchy”, onde canta ao lado de Anitta e Luísa Sonza e MC Rebecca.
Ainda, o evento terá a presença de Suzy Brasil, drag queen e comediante, e as DJs Lirous K’Yo e Alice Cavazzott. O evento é apresentado pela assessora de Políticas Públicas para Pessoas LGBTI+, apresentadora e atriz Selma Light.
Parada #Florianópolis ❤️🩷🧡💚💛💙🩵💜🤎🖤🩶 pic.twitter.com/NP9WsCRlMs
— Nai (@naiarazen) September 10, 2023
Neste ano, o tema da festa é “Políticas públicas por inteiro e não pela metade”, com o intuito de chamar a atenção da sociedade para a proteção social básica da comunidade.
A Comissão Organizadora da Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis está preparando diversas atividades para o mês, incluindo a 12ª edição dos Jogos da Diversidade e a 4ª edição da Feira Diversa.
A edição 2023 da Parada LGBTI+ de Floripa contará com limpeza reforçada pelas equipes da Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital de Florianópolis). Segundo os organizadores, haverá o dobro de lixeiras e banheiros em relação ao ano ado. Além disso, a segurança também estará reforçada.
Parada LGBTI+ deve valorizar artistas locais 1537l
Além de Lexa, a festa terá três trios elétricos com apresentações de artistas locais, conversas com personalidades, ativistas e espaços com ações inclusivas.
“Nosso objetivo é fazer mais que uma festa da diversidade. Vamos promover programações pré-evento que trarão informações e acolhimento”, disse Selma Light.
A parada faz parte da programação do mês da diversidade e possui entrada gratuita.