Nasa pousará espaçonave em asteroide pela primeira vez 4u5d2j
O objetivo é que a missão aprofunde o entendimento da formação dos planetas e da vida; o local do pouso será em Bennu, que fica entre a Marte e a Terra 4yl10
A Nasa marcou o dia 20 de outubro como a data em que a primeira nave humana pousará em um asteroide. O pouso pode demorar cerca de 4 horas. As informações são do jornal britânico Dailymail.
Projeto de divulgação da Nasa – Foto: Nasa/Reprodução
A nave que possui o tamanho de uma van é equipada com um braço robótico que tentará coletar amostras da superfície. O local do pouso já foi escolhido e acontecerá em uma área rochosa de 16 metros de diâmetro no hemisfério norte de Bennu.
Bennu fica entre o planeta Terra e Marte a aproximadamente 334 milhões de quilômetros da Terra.
O objetivo é que a missão aprofunde o entendimento da formação dos planetas e da vida. Se a coleta do material na superfície de Bennu for bem sucedida, a nave chegará à Terra em 24 de setembro de 2023.
O pouso 1v1u12
Serão utilizadas três manobras distintas para a operação. O primeiro o envolverá um disparo de propulsores no OSIRIS-REx, nave utilizada para pouso, que vai retirá-la de órbita.
“Foram anos de planejamento, mas o trabalho da equipe se resumirá em colocar a nave em contato com a superfície de cinco a dez segundos”, disse Mike Moreau, gerente do projeto da OSIRIS-REx.
No dia 22 de outubro, uma câmera de bordo tirará fotos do braço extensível para ver se algum material foi coletado.
Em 24 de outubro, o OSIRIS-REx tentará determinar a massa do material. Se for considerado adequado, será embalado com segurança na cápsula de retorno de amostra para uma viagem à Terra.
Se for preciso fazer outras tentativas, a nave está equipada com nitrogênio suficiente para realizar o procedimento três vezes.