Oscar 2022: o melhor filme do mundo é sobre surdez 6h5e61

Coda: No Ritmo do Coração levou três estatuetas do Oscar em 2022. Melhor filme, melhor ator coadjuvante e melhor roteiro adaptado. 3t3y49

À primeira vista, “No Ritmo do Coração” parece previsível e logo nos primeiros minutos dá pra perceber que a narrativa é bem comum: o amadurecimento da protagonista adolescente e os conflitos familiares embalados por canções. Acontece que o cenário aqui é diferente e inovador, indo da gargalhada no começo do filme ao coração apertado no fim, quase como se quem assiste fosse parte dessa família maravilhosa.

Coda: No Ritmo do Coração é um filme sobre surdez, ibilidade, inclusão social e empatia – Foto: Reprodução/NDCoda: No Ritmo do Coração é um filme sobre surdez, ibilidade, inclusão social e empatia – Foto: Reprodução/ND

Em inglês, o filme se chama “CODA”, sigla para “children of deaf adult” (filho de pais surdos, em tradução livre), o que se conecta diretamente com o enredo. Em uma família de pais surdos, a filha mais nova é a única que consegue ouvir e sonha em se tornar uma cantora.

O filme se encaixa como “dramédia”, mistura de drama com comédia, e consegue atingir o tom certo para construir momentos emocionantes. É um filme sobre surdez, ibilidade, inclusão social e empatia.

O elenco é incrível! Composto por maioria de surdos, as conversas acontecem em língua americana de sinais (ASL). A expressividade física da comunicação é forte em todo filme, e se destaca no pai da menina, que nos lembra sempre: a língua de sinais é complexa. É toda a composição, os sinais, as expressões e o contexto.

O ator Troy Kotsur, que interpreta o pai, é o primeiro homem surdo a ganhar o Oscar de atuação na história da premiação. Ele levou a estatueta de melhor ator coadjuvante e, claro, discursou com sinais.

Troy Kotsur faz sinal de “eu te amo” enquanto segura sua estatueta de Melhor Ator Coadjuvante. – Foto: Reprodução/NDTroy Kotsur faz sinal de “eu te amo” enquanto segura sua estatueta de Melhor Ator Coadjuvante. – Foto: Reprodução/ND

Dirigido por Sian Heder, o filme de baixo orçamento é um remake do francês “Família Bélier” de 2014, e levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por isso. Mas a grande coroação veio com a estatueta de melhor filme do Oscar de 2022. No Ritmo do Coração levou os três prêmios que concorreu! Pelo segundo ano consecutivo, um filme que a pelo universo da surdez é vencedor da premiação. Em 2021, o filme O Som do Silêncio levou duas estatuetas.

Ao premiar roteiro, filme e ator surdo, a Academia de Hollywood dá mais um o importante no sentido da inclusão na sociedade. Colocar o assunto no holofote do cinema mundial eleva a representatividade da comunidade surda, especialmente com atores que têm deficiências auditivas.

Esse movimento aponta uma atenção maior ao tema por parte da indústria cinematográfica, que, historicamente, é usada como ferramenta política de discussão. E, mesclando música e surdez, provoca reflexões sobre amor, respeito e, principalmente, inclusão social.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Cinema 7392h

Cinema

Quais filmes e séries Wagner Moura fez além de ‘O Agente Secreto’ 472b5h

Na 78ª edição do Festival de Cannes, o ator foi premiado por seu protagonismo no filme de Kleber Men ...

Cinema

‘O Agente Secreto’: qual o percurso de festivais que a aposta brasileira pode ter até o Oscar 636mw

Filme brasileiro, ‘O Agente Secreto’ desponta como forte candidato para concorrer o Oscar 2026 após ...

Cinema

Em Londres, Wagner Moura leva Cannes e celebra feito histórico para o Brasil 1h5t68

Durante videochamada com o diretor Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura expressa desejo de ter celebr ...

Cinema

Oscar à vista? Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho levam prêmios no Festival de Cannes 2g6g1p

Ator e diretor foram premiados neste sábado (24), último dia da premiação considerada uma das mais i ...