O que significa quando esquecemos o que íamos fazer, segundo neurologista 1z3w52

Segundo Saul Martínez-Horta, especialista em neuropsicologia, quando esquecemos algo trata-se de uma falha na memória prospectiva o3u2t

Quantas vezes, seja em casa ou no trabalho, já esquecemos de um segundo para o outro o que estávamos prestes a fazer. Para a tranquilidade de muitos, isso não é um problema sério de memória, mas um problema de atenção ou estresse.

Segundo Saul Martínez-Horta, especialista em neuropsicologia e diretor da Unidade de Neuropsicopatologia do Centro de Diagnóstico e Intervenção Neurocognitiva de Barcelona, esse fenômeno de quando esquecemos é uma falha conhecida como memória prospectiva.

É ela que nos permite lembrar de intenções e objetivos futuros, como quando pretendemos ir à cozinha para procurar algo específico, mas de repente esquecemos o que íamos fazer.

na foto aparece um dos homens que fica pensativo e mostra quando esquecemos algo que deveríamos fazerUm dos homens que fica pensativo quando esquecemos algo que iríamos fazer – Foto: Pixabay

E quando esquecemos o que iríamos fazer? 11km

O médico explica em seu livro “Where are the keys?” que a memória perspectiva está ligada à capacidade de atenção. A saturação cognitiva, as distrações e o estresse são fatores-chave para esses esquecimentos.

Quando realizamos uma tarefa e algo interrompe nossa concentração, o cérebro pode esquecer o que havíamos planejado fazer. A carga cognitiva aumenta quando nos sentimos sobrecarregados e isso pode levar a uma desconexão temporária das intenções anteriores.

Nesses momentos, a atenção é sobrecarregada e o cérebro não consegue manter o foco necessário para lembrar o que planejamos fazer inicialmente.

um dos homens que faz pose quando esquecemos o que iriamos fazer na sequênciaUma das pessoas que entra em dúvida quando esquecemos algumas coisas – Foto: Pixabay/ND

Embora esse esquecimento momentâneo possa ser frustrante, Martínez-Horta indica que geralmente não é um sinal de um problema neurológico grave.

Na maioria dos casos, trata-se de uma interrupção no processo de atenção e gerenciamento da memória prospectiva. No fim das contas, essa perda temporária de memória é um fenômeno natural que reflete a complexidade do funcionamento cognitivo humano.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Comportamento 5255h

Comportamento

Pessoas desprovidas de inteligência têm estes mesmos hábitos em comum 5u2oy

A inteligência não é algo fixo, existem práticas que podem fortalecer conexões neurais e promover de ...

Comportamento

Síndrome do Cavaleiro Branco: quando ser ‘herói’ pode destruir seus relacionamentos c1k3q

A compulsão por 'salvar' os outros, característica forte da Síndrome do Cavaleiro Branco, pode ser a ...

Comportamento

Esta é a idade em que ficamos mais inteligentes e pensamos mais rapidamente, diz estudo 6o62i

Pesquisadores mostraram que o cérebro está em constante transformação e aprender, se adaptar e cresc ...

Comportamento

Por que as aeromoças usam batom vermelho? Motivo vai além da estética 6h3f3g

Descubra as origens do batom vermelho nas comissárias de bordo e por que ele é tão presente

Comportamento

As 5 lembranças da infância que marcam o coração das crianças e moldam quem somos no futuro 6r1n5z

Mais do que grandes eventos ou presentes, são os pequenos gestos do dia a dia que permanecem nas lem ...