“Corrida é democrática. Corrida é pra qualquer um”. A fala é de quem há 22 anos vive em torno de um esporte que transforma vidas. Leonardo Marmitt se autodefine como pai, corredor, treinador, empresário. No quarto episódio do podcast Vá Para Corrida, ele conversou com Henrique Zanotto sobre as principais dicas para quem quer começar a prática.
Segundo ele, a maior parte do público que ingressa no mundo da corrida está entre 35 e 45 anos. Mas garante: “não tem idade pra começar. A gente vê recorrentemente pessoas mais longevas iniciando novas práticas e se propondo, esse é o grande ponto”.

Marmitt explica que, principalmente para que está iniciando, é importante definir as próprias metas, e trabalhar uma rotina adequada da prática do exercício.
“Não tem como começar correndo todo dia. Organizar a rotina, as horas da semana, buscar orientação, técnicas. Esses controles são muito importantes”.
Saber escolher os órios corretos também é parte importante. “Ter um tênis que contemple tua prática é fundamental. Nem sempre o mais caro da prateleira é o melhor, ou é o que vai se enquadrar no teu jeito. É importante buscar pessoas que entendam isso porque vai facilitar esse o”, destaca Leo Marmitt.

Confira os diferentes tipos de treinos para corrida 3x2u24
Tiro Curto:
Breves corridas em alta intensidade (ex: 200m, 400m).Intervalos de recuperação entre as corridas (ex: 1:1 ou 1:2 proporção). Melhora a velocidade e capacidade anaeróbica.
Treino Lento:
Corrida contínua em ritmo confortável e sustentável.Promove resistência aeróbica e queima de gordura. Ideal para construir base cardiovascular.
Treino em Fartlek:
Combinar corrida rápida e lenta de forma variada.Estimula diferentes sistemas energéticos.Aumenta a capacidade de adaptação e resistência.
Treino em Subida:
Correr repetidamente em subidas íngremes. Fortalece músculos e melhora resistência cardiovascular. Desenvolve poder explosivo.
Treino em Longa Distância:
Corridas de maior duração em ritmo moderado.Aumenta resistência, condicionamento e resistência mental. Importante para preparação em provas mais longas.
Treino de Velocidade:
Combinação de tiros curtos e intervalados.Melhora a velocidade, mecânica da corrida e ritmo. Promove maior eficiência em provas curtas.
Treino de Recuperação:
Corrida leve e suave após treinos intensos.Ajuda a reduzir o acúmulo de fadiga e prevenir lesões.Auxilia na recuperação muscular.
Treino de Resistência:
Correr em ritmo próximo ao da prova-alvo. Desenvolve o limiar de lactato e a resistência mental. Prepara para corridas em ritmo constante.