Um dos personagens mais simbólicos da Oktoberfest Blumenau está prestes a ganhar um documentário que irá retratar uma das criações mais lembradas da festa: o ChoppMotorrad. Desta forma, a produção homenageia Ingo Penz, idealizador da atração e considerado pelos diretores do documentário como uma ‘lenda viva’ da Oktoberfest.

A produção, que já está em fase de preparação, promete mergulhar a fundo na vida do artista e sua relação com o evento. Os laços do músico, produtor cultural, fotógrafo e cinegrafista que dedicou uma vida à música, celebração e tradição serão abordados.
O documentário possui previsão de estreia para o segundo semestre de 2024 e a sua equipe de produção estará em Blumenau entre 13 e 16 de outubro, segundo revelou Ingo Penz à reportagem do ND+.
A produção cinematográfica tem como título provisório “Revelando a Oktoberfest: A Saga do Embaixador” e é feita por uma equipe de cineastas e pesquisadores apaixonados pela cultura germânica. Além da carreira do artista, a obra pretende mostrar a jornada pessoal, os desafios e vitórias de Ingo Penz ao longo dos anos.
O nome da obra é uma referência a um título concedido pela Câmara de Vereadores de Blumenau a Ingo Penz há cerca de seis anos, que o escolheu como embaixador da maior Festa Alemã das Américas.
“A Oktoberfest é como uma segunda casa para mim. É onde encontrei minha verdadeira paixão, minha família musical. Este documentário será uma oportunidade de relembrar momentos incríveis e de agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada comigo, como o memorável amigo Horácio Braun”, relembra Ingo Penz.
‘Figura emblemática da Oktoberfest’, diz diretor do documentário 6v4e32
Durante o evento, que acontece entre 4 e 22 de outubro, no Parque Vila Germânica, imagens exclusivas e entrevistas com outros protagonistas ligados à história da festa serão feitas pela produção do documentário. O curta possui a direção de Ernoy Mattiello, Júnior Padilha e Henry Ritter Kirst.
“Ingo Penz é uma figura emblemática da Oktoberfest de Blumenau e seu legado vai muito além da música. Queremos mostrar como a vida dele se entrelaça com a história da festa e como ele contribuiu para torná-la o que é hoje. Este documentário será uma celebração da cultura alemã no Brasil e da paixão de Ingo pela música e pela festa”, afirma Henry Kirst.

Ingo Penz comemorou recentemente 71 anos de idade, mas anima turistas e visitantes da Oktoberfest desde o início da festa. O documentário que retrata a vida do personagem possui exibição prevista para ocorrer em rede nacional e também em plataformas de streaming.
Conforme os seus idealizadores, o documentário é avaliado como um tributo merecido a um dos personagens mais amados da Oktoberfest e um registro histórico dessa celebração única que representa uma extensão da Alemanha no coração do Brasil.