Quem nunca se imaginou explorando o espaço e vendo além do que os olhos nos possibilitam observar no dia a dia? Explorar além das nuvens e estrelas. Ser astronauta é sem dúvida o sonho de muitas crianças, e até mesmo, de alguns adultos.

O profissional, um viajante interplanetário como é descrito em diversos dicionários, precisa investir em muito estudo, preparação física e psicológica para então embarcar em jornadas espaciais, muitas vezes desafiantes e inéditas.
São muitos os destaques que temos nessa área, alguns realmente deixaram suas “pegadas” na história, e hoje, no Dia do Astronauta, podemos relembrar algumas histórias.
“A Terra é azul”: o primeiro homem no espaço 1v4645

Não podemos começar essa lista sem mencionar ele, não é mesmo? Em 12 de abril 1961, Yuri Gagarin fez sua estreia no espaço, tornando possível a ideia de explorar o que era até então misterioso e desconhecido. Mesmo apresentando algumas falhas técnicas, a pequena nave Vostok 1, com pouco mais de um metro e oitenta de diâmetro, ficou em órbita por cerca de 106 minutos em uma altitude maior do que o esperado.
Yuri Gagarin, tinha apenas 27 anos de idade quando realizou o primeiro voo ao espaço, se tornando um marco na história da astronomia. Filho de camponeses, o cosmonauta soviético, nasceu em Moscou na Rússia e foi o escolhido, dentre 20 candidatos, para concretizar a ida ao espaço. Em 1968, com 34 anos, acabou morrendo, juntamente com seu co-piloto Vladimir Seryogin, em um treino de voo de caça, deixando um grande legado na corrida espacial.
O primeiro o para uma grande conquista 5d245q

Depois de diversas missões com o objetivo de explorar a Lua, a NASA (istração Nacional da Aeronáutica e Espaço) lançou oficialmente, em 16 de julho de 1969, a nave Apollo 11. Para chegar até o destino, foi preciso percorrer uma distância de 384 mil quilômetros, realizados dentro de quatro dias pelos três tripulantes a bordo.
O marco histórico foi realizado por Neil Armstrong, que deixou suas pegadas na superfície lunar no dia 20 de julho de 1969. Cerca de 20 minutos depois explorando o satélite natural, seu colega Buzz Aldrin também caminhou pela Lua, e juntos ficaram ali por duas horas e meia, coletando rochas (ao todo foram 28 kg) e registrando tudo em fotos. O terceiro envolvido neste feito foi Michael Collins, porém esse permaneceu a bordo da nave, sem chegar a pisar na Lua.
Armstrong e Collins faleceram com 82 anos (2012) e 90 anos (2021), respectivamente. Aldrin, já aposentado como astronauta, tem 92 anos e segue ganhando reconhecimento como seus colegas, um fato curioso é que o personagem Buzz Lightyear de Toy Story, foi nomeado em sua homenagem.
Um marco para as mulheres no espaço 4s4gk

Mantendo o pioneirismo espacial após realizar o primeiro lançamento de um satélite, de um animal e do homem ao espaço, os soviéticos também marcaram a presença da mulher na história da astronomia.
Em 16 de junho de 1963, a bordo da nave Vostok 6, que deu 48 voltas em torno da Terra durante três dias, a astronauta russa Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher em órbita e a única mulher a ter feito um voo solo no espaço.
De origem humilde, Valentina superou diversas dificuldades e abriu portas para que mulheres também fizessem parte da história. Hoje ela atua em cargos políticos na Rússia, e luta pelos direitos das mulheres e pela pesquisa espacial.
Missão cumprida: um brasileiro além da barreira da atmosfera terrestre 665j20

Não é meme quando dizem que tem um brasileiro em cada canto do mundo, até no espaço foi possível realizar esse feito. Acumulando mais de duas mil horas de voos realizados em 25 naves diferentes e fazendo parte da Missão Centenário em 29 de março de 2006, o paulistano Marcos Pontes embarcou na nave Soyuz TMA-8 com oito experimentos científicos, criados por universidades e centros de pesquisa brasileiros, para execução em ambiente de microgravidade.
A missão, que durou pouco mais de nove dias, foi um sucesso, marcando a ida de um brasileiro ao espaço. Hoje, Pontes segue na carreira política como senador eleito em 2022, pelo Estado de São Paulo.
Gravando um videoclipe no espaço 4k1t6

De fatos inusitados no espaço temos muitos, mas nada que se compare a compor e gravar uma música e um videoclipe fora da Terra. Um feito e tanto não é mesmo? Conhecido não somente por ser o primeiro astronauta canadense a fazer uma caminhada especial e a comandar uma expedição na estação espacial, Chris Austin Hadfield também foi o primeiro astronauta a transmitir conteúdos sobre como é sua vida no espaço.
Desde a gravação de músicas direto da sua nave, como a de “Space Oddity” em homenagem a David Bowie, “ISS: Is Somebody Singing” e de “Jewel in The Night”, a fotos e vídeos em que é possível observar a Terra ao fundo e dicas da sua rotina a bordo. Chris conquistou um grande público interessado na vida cósmica, antes de se aposentar em 2013.
Ainda tem mais! Abaixo você confere uma lista de outros astronautas que também foram pioneiros na história da exploração além da Terra:
- Eileen Collins – primeira mulher a pilotar e comandar uma missão de ônibus espacial
- Guion Blufor – primeiro afro-americano a viajar para o espaço
- John Young – primeiro astronauta a pilotar um ônibus espacial em 1981
- Svetlana Savitskaia – segunda mulher no espaço mas a primeira a realizar uma caminhada espacial
Pessoas no espaço 3m4y2q
A Estação Espacial Internacional (ISS) atualiza diariamente o número de pessoas que estão no espaço. No momento de publicação dessa matéria, dez pessoas estavam em órbita, segundo o site da organização.