
Nascida no Oeste catarinense, Michelli Provensi saiu de Maravilha para fazer história no mundo da moda. Mas não foi apenas nas arelas que a garota brilhou.
É jornalista de cultura e moda, DJ e escritora reconhecida. Um dos seus elogiados livros, “Marinheira de Açude”, levou o segundo lugar no Prêmio Clarice Lispector da Biblioteca Nacional em 2022. É com essas credenciais que Michelli chegará à Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul, que acontecerá de 19 a 29 de outubro no Centro Cultural SCAR e Centro Empresarial CEJAS.
Michelli é uma das estrelas, entre autores, editores, jornalistas e apaixonados pela literatura de várias partes do Estado, país e do mundo, a garantir presença na Bienal. (e a programação no site)
Ela estará, junto com a também premiada autora catarinense Ieda Magri, em um bate-papo no dia 28/10 sobre o tema “A oeste do Éden”. Ieda é natural de Águas Frias, município também do Oeste.
Ieda Magri e Michelli Provensi revisitam a região de diversas formas em suas narrativas e estabelecem uma nova geografia para a prosa na literatura brasileira contemporânea. Ambas venceram o Prêmio Catarinense de Literatura 2022 da Academia Catarinense de Letras: Ieda com o romance “Um crime bárbaro” e Michelli com os contos de “Marinheira de açude”.
Sobre a Bienal
Com a temática “Como viver junto” pensada para unir literatura, arte e empreendedorismo, a Bienal Internacional do Livro também rende uma importante homenagem à Hungria, país que é uma potência literária e tem relações históricas com Jaraguá do Sul.
O escritor húngaro, Sandor Lenard, que viveu em Jaraguá do Sul, será reverenciado. Também estão confirmadas as participações da multipremiada escritora Krisztina Tóth, expoente húngara da nova geração, com mais de 30 livros publicados, e do sociólogo András Szántó, um dos mais importantes consultores em arte e museus do mundo, autor de “O futuro do museu”.

É tanta coisa bacana que 10 dias já parecem pouco. Que o diga o grande escritor e diretor de Programação Artística e Internacional da Bienal, Carlos Henrique Schroeder! (Assista ao vídeo)
Carlos Schroeder Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul – Vídeo: Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul/Divulgação