‘Música nas Igrejas’ encanta público na capela Santa Catarina de Alexandria 4q3w1m

Espetáculo 'Música nas Igrejas', que integra projeto Floripa 350, da NDTV, promove canções eruditas em templos religiosos de Florianópolis 1ok54

Concebido para percorrer seis igrejas históricas de Florianópolis, o circuito “Música nas Igrejas” promoveu nesta quarta-feira (23) mais um espetáculo gratuito e aberto ao público na Igreja Santa Catarina de Alexandria, no Colégio Catarinense, no Centro. O templo foi o segundo a receber o projeto após o sucesso da estreia, em julho, na Capela Menino Deus.

Igreja Santa Catarina de Alexandria, no Colégio Catarinense, no Centro, recebeu projeto – Foto: LEO MUNHOZ/NDIgreja Santa Catarina de Alexandria, no Colégio Catarinense, no Centro, recebeu projeto – Foto: LEO MUNHOZ/ND

A ação é mais um presente para a Capital, por meio do projeto Floripa 350, da NDTV, que une cultura, fé e história levando clássicos da música erudita para igrejas históricas.

“Quando olhamos a história desses três séculos e meio de Florianópolis, percebemos que a cultura sempre fez parte da cidade. Celebrar o aniversário com cultura e, principalmente com música, em um ambiente como esse é muito especial”, destaca o diretor regional de Florianópolis do Grupo ND, Roberto Bertolin.

Bertolin informa que o septeto musical ainda vai ar por mais quatro igrejas da Capital. “É uma maneira de, com a comunidade, na intimidade, ouvir música de primeira qualidade celebrando o aniversário de Florianópolis”, frisa.

Repertório aproxima público da música erudita d6h14

A escolha dos arranjos e do repertório de 13 músicas é do maestro e produtor musical Giovane Pacheco. Com muito critério e cuidado, ele inseriu obras de compositores renomados, incluindo Heitor Villa Lobos. “Eu tive o cuidado de adaptar o repertório para cada igreja, para deixar a apresentação ainda mais especial e única”, conta Pacheco.

Os músicos Carlos Augusto Vieira e Luiz Henrique Fontão, no violino; André Luiz Vieira, na viola; Leonardo Flach, no violoncelo; Ricardo Jorge Ferreira, no oboé e flauta; Bogdan Antoane, na trompa; e Juninho Uhlig, no piano, dão e harmônico ao grupo. “Nossa expectativa é sempre melhor que a última apresentação. A noite de hoje foi melhor que a última e assim seguiremos”, diz Pacheco.

Igreja Santa Catarina de Alexandria teve música erudita – Foto: LEO MUNHOZ/NDIgreja Santa Catarina de Alexandria teve música erudita – Foto: LEO MUNHOZ/ND

Reconstrução do espaço e celebração 2u1k1f

A igreja que foi palco de belíssima apresentação já enfrentou adversidades. Contemporânea à fundação do Colégio Catarinense, em 1960 foi destruída por um incêndio. “Ela foi reconstruída com arquitetura similar, mas teve o interior totalmente renovado e moderno, propício para acolher um número significativo de pessoas, tanto para eventos religiosos, como para eventos como o ‘Música nas Igrejas’”, afirma o reitor da igreja, padre Elcio José de Toledo.

Como destaca Toledo, o evento comemora não somente o aniversário da Capital, mas os 118 anos do Catarinense, que serão completados dia 30. “Em 1905, foi fundada a igreja que é marco da cidade. São 118 anos formando personalidades e capacitando profissionais. Pessoas influentes na sociedade, seja pelo protagonismo, seja pelo brilhantismo profissional”, expõe.

Público elogia apresentação 1l3s1d

do jornal ND e aposentado, Nelson Peres, 83 anos, celebrava o aniversário da mulher, Ana Luiza Peres, 74, no evento. Ele soube do circuito pelas reportagens e em busca de viver a experiência de perto decidiu presentear a esposa com o eio ontem.

Aniversariante Ana Luiza e Nelson Peres ficam encantados com apresentação: um presente – Foto: LEO MUNHOZ/NDAniversariante Ana Luiza e Nelson Peres ficam encantados com apresentação: um presente – Foto: LEO MUNHOZ/ND

“Eu gosto muito da boa música e a minha experiência foi a melhor possível”, afirma Peres. “Queria muito assistir e, aproveitando meu aniversário, ganhei esse presentão”, comemora Ana.

Psicanalista Michelle Roveda, 42, levou Vinci, de 8 anos, e Mia, de 11 meses – Foto: LEO MUNHOZ/NDPsicanalista Michelle Roveda, 42, levou Vinci, de 8 anos, e Mia, de 11 meses – Foto: LEO MUNHOZ/ND

O templo, que comporta 350 pessoas, estava lotado. A cada apresentação, o público aclamava. Muitos pais aproveitaram a saída das crianças da escola para ficar na apresentação. Caso da psicanalista Michelle Roveda, 42, que levou Vinci, de 8 anos, e Mia, de 11 meses. “Eu tenho um contato muito próximo com a música e busco trazer essa proximidade para as minhas filhas também. E a noite de hoje foi muito linda. Uma frase que costumo usar: bela e inquestionável”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Floripa 350 y4k5m

Novidades do Grupo ND

Projeto “Floripa 350” do Grupo ND ganha Prêmio Empresa Cidadã 2024 da ADVB 4t4d3h

O Grupo ND foi agraciado com o Prêmio Empresa Cidadã 2024 da Associação dos Dirigentes de Vendas e M ...

Floripa 350

Projeto “Floripa 350” da NDTV recebe Prêmio Empresa Cidadã 2024 na categoria cultural 2g2s12

A ADVB de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira (24), os vencedores do Prêmio Empresa Cidadã 20 ...

Floripa 350

Floripa 350: as belezas naturais de Florianópolis pelo olhar do jornalista Luan Vosnhak 591ra

Por dez meses, Luan Vosnhak mostrou os encantos naturais da Ilha da Magia, viveu intensamente as pai ...

Floripa 350

Marcelo Mancha relembra momentos inesquecíveis do Projeto Floripa 350 25h3o

Marcelo Mancha relembra 19 matérias e muitos momentos inesquecíveis ao longo do Projeto Floripa 350 ...

Floripa 350

Retrospectiva Paulo Mueller: recordando participação no Projeto Floripa 350 em 2023 4h5p2x

No encerramento do ano, Paulo Mueller faz uma viagem pela sua participação no Projeto Floripa 350. R ...