Buscando valorizar o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das próprias memórias, o Museu Histórico e o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, no Litoral Norte catarinense, conta com uma programação especial que começou nesta semana.
A 17ª Primavera dos Museus, ação anual coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), começou na última segunda-feira (18) e segue até este domingo (24). O tema da edição de 2023 é: Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas.

Exposição destaca a luta por direitos LGBT+ em Itajaí 45u53
Em Itajaí, o Museu Histórico, do Centro, e o Museu Etno-Arqueológico, do bairro Itaipava, participam da campanha com exposições e atividades especiais que seguem até o mês de outubro.
O objetivo da Primavera dos Museus também é incentivar ações voltadas ao tema e público em museus de todo o Brasil, contribuindo para a valorização e reconhecimento das produções de pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas.
Dessa maneira, até 27 de outubro o público poderá visitar a exposição Memória e Resistência LGBT+ em Itajaí, no Museu Histórico da cidade. A mostra conta com objetos relacionados à história LGBT+ na cidade, destacando personalidades que lutam por direitos no município.
Já o Museu Etno-Arqueológico fará um levantamento relacionado à temática deste ano no Sítio Arqueológico de São Francisco do Sul. Os resultados serão divulgados entre os dias 16 e 20 de outubro, nas redes sociais da instituição.
