A prefeitura de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, promove o projeto cultural Sopros Literários, que incentiva o aprendizado de literatura para crianças e jovens, por meio de encontros presenciais e on-line. As aulas serão mediadas pelas professoras Sueli de Souza Cagneti e Maria Laura Pozzobon Spengler.
Projeto promove formação gratuita sobre literatura para a infância e juventude – Foto: SECOM Itajaí/Divulgação
A participação é gratuita e aberta para qualquer profissional da arte, educador ou público em geral que tenha interesse no tema. O curso terá a duração de três meses e serão 10 encontros ao total.
Com a temática “Pontos e contrapontos que atravessam a literatura para crianças e adolescentes”, o projeto abordará os seguintes tópicos: “Para ler imagens e significar a cultura do livro ilustrado”, “Literatura infantil e juvenil e diversidade”, “O olhar contemporâneo sobre a importância das culturas africana”, entre outras.
Inscrições para o projeto Sopros Literários estão abertas – Foto: SECOM Itajaí/Divulgação
As aulas irão de março a maio de 2023. Para participar, o candidato deve se comprometer a estar presente em todos os encontros, sejam eles on-line ou presenciais. As inscrições estão abertas no site da Ativa Rede, para ar clique aqui.
A terceira edição do projeto Sopros Literários é uma realização da Ativa Rede Educação e Cultura, e associação itajaiense. A iniciativa tem patrocínio do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Cronograma de atividades: i4j1t
13 de março, às 19h30: Aulão inaugural “Direitos e desejos do leitor: interfaces do ato emancipatório de ler” com Maria Laura Pozzobon e Sueli Cagneti – (On-line)
27 de março: Aula com tema Literatura infantil e diversidade, com Sueli Cagneti (on-line)
03 e 10 de abril: Aula com tema Livro Ilustrado, com Maria Laura Pozzobon (Presencial no CEU das Artes em Itajaí)
17 e 24 de abril: Aula com tema Literatura Étnico-Racial, com Sueli Cagneti (on-line)
08 e 15 de maio: Aula com tema Literatura juvenil e diversidade, com Maria Laura Pozzobon (Presencial no CEU das Artes em Itajaí)