Consumo familiar e setor agro puxam alta de 2,6% na atividade econômica de SC em 2023 5ng5h

Dados do Observatório da Fiesc mostram que expansão nos índices foi impulsionada por série de fatores, inclusive o crescimento do rendimento médio no estado q51q

O agronegócio e o consumo das famílias ajudaram a impulsionar a atividade econômica em 2,6% no estado de Santa Catarina, em 2023, segundo os dados do Observatório da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina).

Atividade econômica - Na foto, campo de trigo sendo colhido por máquina agrícolaPlanalto Norte é uma das regiões com forte economia em diversas atividades – Foto: Reprodução/NDTV

O estudo apontou que a expansão dos índices no estado acompanham a média nacional de 2,4%. Santa Catarina teve ainda um salto no mês, foi 1,6% contra 0,8% da média nacional, veja:

Variação no índice foi acima da média nacional – Foto: Observatório Fiesc/Divulgação/NDVariação no índice foi acima da média nacional – Foto: Observatório Fiesc/Divulgação/ND

Consumo familiar e agronegócio foram destaque na atividade econômica em 2023 5t1l4e

Os dois setores que mais ajudaram na alta da atividade econômica de SC foi o do consumo das famílias e o agronegócio. Segundo o Observatório da Fiesc, no agro, o destaque foi pela oferta, já a demanda ficou mais concentrada no consumo familiar.

No cenário, o setor de serviços teve melhor desempenho e registrou 8% de expansão no acumulado do ano ado, considerado o segundo melhor valor desde 2012, perdendo apenas para 2021 – período de recuperação após o isolamento por conta da Covid-19.

De acordo com os especialistas, a “resiliência do mercado de trabalho” somada ao crescimento do rendimento médio foi o que resultou na conservação do consumo das famílias, o que destacou o grupo “outros serviços”, que inclui itens como atividades imobiliárias, reparos de artigos domésticos e até atividades como a istração de cartões de crédito .

Veja outros destaques da atividade econômica: 4k4s6u

  • O agronegócio, segundo os dados do observatório, favoreceram serviços de armazenagem e transporte (expansão de 9,8%). Atividades de turismo também contribuíram para o resultado do grupo.
  • No varejo, o que sustentou o crescimento foi a venda de veículos, partes e peças (9,4%), beneficiada pelo incentivo concedido pelo Governo Federal para estimular a venda dos carros populares.
  • A venda nos super e hipermercados também foi incentivada pela queda nos preços, com fechamento do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2023 no grupo de Alimentos e Bebidas, a alta de 1% competiu com os 4,6% do índice geral.
Índices setoriais também apresentaram variação – Foto: Observatório Fiesc/Divulgação/NDÍndices setoriais também apresentaram variação – Foto: Observatório Fiesc/Divulgação/ND

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na quarta-feira (28) mostram que a renda média por pessoa em SC chegou a R$ 2.269 e ultraou a média nacional de R$ 1.893, em 2023.

Os números do IBGE também apresentam Santa Catarina com destaque a nível de região e foi o 2º estado com a maior renda per capita, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 4b4o4f

Economia

Santa Catarina tem o quarto maior score de crédito do Brasil, aponta Serasa f2w15

Pontuação média dos consumidores catarinenses ficou acima da média nacional em levantamento realizad ...

Economia

SC tem 1,5 milhão de declarações de Imposto de Renda pendentes a uma semana do fim do prazo 838t

Prazo para entregar Imposto de Renda referente a 2024 encerra na próxima sexta-feira (30)

Paulo Cesar da Luz

‘Há um lobby para não aumentar a carga tributária sobre asiáticos’, diz Luciano Hang 1s5s14

O empresário catarinense Luciano Hang afirma que alertou Paulo Guedes e Jair Bolsonaro sobre a entra ...

Economia

Três marcas de ‘café fake’ são desclassificadas por conter lixo agrícola; uma empresa é de SC 2i5b3e

Relação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta sexta-feira (23)