Decisão do governo federal sobre pesca da corvina pode afetar indústria de SC 6fp3w

Sindicato afirma ter plano de gestão para continuar pesca da corvina sem colocar espécie em risco de extinção 3f3g29

Pesca da corvina Decisão do governo federal sobre pesca da corvina pode afetar indústria de SC – Foto: Sindipi/Divulgação

No último dia 17 de abril, em uma reunião do Conape (Coletivo Nacional de Aquicultura e Pesca), a corvina foi apresentada como “vulnerável” na lista de espécies ameaçadas de extinção. A decisão pode trazer impactos industriais significativos, já que a pesca da espécie é a mais importante de Santa Catarina.

Conforme o Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região), anteriormente, a corvina era considerada como LC (menos preocupante). Agnaldo Hilton dos Santos, presidente do sindicato, afirmou em vídeo que a espécie não se encontra em situação vulnerável.

Sindipi diz ter plano de gestão para preservação da espécie 1q506n

A Sindipi diz ainda que, desde 2022, tem alertado o governo federal e solicitado um plano de gestão para garantir a preservação da espécie e a continuidade da atividade pesqueira.

Em março, durante a 3ª Reunião Extraordinária do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Demersais das Regiões Sudeste e Sul (G Demersais SE/S) o Plano de Gestão da Corvina foi aprovado. Mas até agora, o documento ainda não foi publicado.

Decisão do governo federal sobre pesca da corvina pode afetar indústria de SC – Foto: Sindipi/DivulgaçãoDecisão do governo federal sobre pesca da corvina pode afetar indústria de SC – Foto: Sindipi/Divulgação

Segundo o sindicato, o anúncio da nova categorização do recurso voltaria a colocar em risco a pesca da corvina, embora não oficializada. A equipe técnica do Sindipi solicitou na reunião ao MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) a reavaliação da espécie com aporte de novos dados.

Embora já tenha sido aprovado do G, a partir da publicação da corvina na lista de espécies ameaçadas, o Plano de Gestão pode ser transformado em Plano de Recuperação, o que o colocará sob responsabilidade exclusiva do MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima).

Pesca da corvina é a mais importante de Santa Catarina – Foto: Arquivo/Anderson Coelho/NDPesca da corvina é a mais importante de Santa Catarina – Foto: Arquivo/Anderson Coelho/ND

“Nós estamos encaminhando os dados atualizados para o Ministério da Pesca para que possamos manter num plano de gestão para se tornar uma pesca totalmente sustentável. Então, nessas condições, nós queremos, sim, cada vez mais fortalecer o setor sem prejudicar a captura”, diz Agnaldo.

O sindicato afirmou estar mobilizado para auxiliar o MPA na revisão dos dados e garantir que o Plano de Gestão da corvina seja implantado.

Veja vídeo do presidente do Sindipi sobre pesca da corvina 3mzo

Presidente do Sindipi fala sobre pesca da corvina – Vídeo: Sindipi/Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 4b4o4f

Economia

Oeste de SC tem a menor taxa de desemprego do estado; saiba por que a região lidera 3v2h2x

A região registrou a menor taxa de desemprego do estado no primeiro trimestre de 2025, com índice de ...

Economia

Imposto de Renda 2025: Receita libera consulta do maior lote de restituição nesta sexta 16s4p

Pagamento do primeiro lote vai contemplar mais de 6 milhões de contribuintes e será feito no dia 30 ...

Economia

Imposto de Renda 2025: como consultar o primeiro lote da restituição? 5cy1h

Veja quem tem prioridade no primeiro lote de pagamento, como consultar pelo computador ou celular e ...

Economia

Tarifaço de Trump: “Brasil não é problema para EUA”, afirma Alckmin 1r4b17

Vice-presidente recorda superávit americano e diz que há diálogo e aproximação

Economia

Restituição do Imposto de Renda: Blumenau garante R$ 55,7 milhões no maior lote da história 36334o

Primeiro lote de restituição de 2025 estará disponível para consulta no site da Receita Federal a pa ...