O maior lanço de tainhas da temporada ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), na praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis. Segundo pescadores, foram capturados cerca de 15 mil peixes no local e a expectativa é de que este número aumente no decorrer do dia.

O governador Jorginho Mello esteve com pescadores na praia e acompanhou o lançamento das redes ao mar, que ocorreu por volta das 7h30. Após três horas, as redes foram trazidas para a areia e as tainhas foram distribuídas entre os pescadores.
Segundo a tradição, os peixes são divididos entre os pescadores integrantes do rancho que realizou o lanço. Porém, quem ajudou a puxar as redes para a areia também ganhou alguns por dar aquela forcinha na pescaria.

“Tive sorte hoje e fui pé quente com essas milhares de tainhas que foram pescadas”, destacou o governador. “Estamos aqui participando desse momento para prestigiar essas pessoas que vivem da pesca e tiram seu sustento do mar”, complementou.
O Rancho Saragaço mobilizou cerca de 20 pescadores para realizar o lanço, que contou com a presença de outras autoridades como o prefeito de Florianópolis e o secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolam Frigo.
Tradição da pesca da tainha
A pesca de arrasto de praia é tradição em Santa Catarina e mobiliza todos os anos centenas de pescadores em todo o litoral catarinense. Abrigados em ranchos de pesca na beira do mar, eles aguardam o melhor período da tainha para lançar as redes ao mar.
Segundo pescadores, a tradição é ada por gerações e tem origem açoriana. Um vídeo mostra a quantidade de tainhas capturadas pelos pescadores.
No ano ado, a praia campeã em captura de tainhas foi Lagoinha do Norte, com 61.189 peixes.