Horário de verão não volta após decisão de governo Lula; entenda a razão 5je1j

Decisão foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e contou com aval do presidente Lula 665760

O horário de verão não irá voltar, decidiu o Governo Federal após reunião do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com a pasta técnica. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (16) em coletiva de imprensa e teve aval do presidente Lula.

Ficou decidido que horário de verão não voltará em 2024Ficou decidido que horário de verão não voltará em 2024 – Foto: Foto Flavio Tin/ND

Na reunião, o Governo Federal decidiu que não há necessidade de adotar o horário de verão ainda em 2024. Segundo análises feitas por técnicos da pasta, a volta do período chuvoso vai assegurar que os reservatórios estejam abastecidos para garantir a geração de energia nas hidrelétricas.

Seca extrema está no centro da questão 6an5c

Conforme estudo feito pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o país a pela maior seca 1950. A baixa quantidade de chuvas no Brasil interfere nos níveis de água das hidrelétricas, que correspondem a cerca de 90% da produção de energia elétrica no país.

A baixa nos reservatórios das hidrelétricas brasileiras, que atingiram o em setembro menor índice dos últimos três anos, fez a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciar o aumento na bandeira tarifária da conta de luz, para que a população consuma menos energia nesse período.

Apesar de o vice-presidente Geraldo Alckmin e do próprio ministro Silveira já terem afirmado que o Brasil não terá uma crise energética em 2024, um relatório do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) aponta uma economia em torno de R$ 400 milhões com o retorno do horário de verão, considerando que o atraso do relógio em uma hora proporciona maior exposição da energia solar em comércios, residências, indústrias e iluminação pública.

Horário de verão deixou de ser adotado no Brasil em 2019 1d5n4g

Usado pela primeira vez no Brasil em 1931, o horário de verão ou a ser uma medida permanente em 2008. Todos os anos, a mudança no horário era a partir do primeiro domingo do mês de novembro até o terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte.

No horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora para reduzir o consumo de energia elétrica, especialmente nos horários de pico. Um dos intuitos é aproveitar mais a luz do dia.

Em 2019, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro avaliou que a política não cumpria mais o propósito para o qual tinha sido desenhada, alegando que os hábitos de consumo de energia dos brasileiros mudaram.

A medida, caso retorne, vale para Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

*Com informações da Agência Brasil

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 4b4o4f

Economia

SC tem 1,5 milhão de declarações de Imposto de Renda pendentes a uma semana do fim do prazo 838t

Prazo para entregar Imposto de Renda referente a 2024 encerra na próxima sexta-feira (30)

Paulo Cesar da Luz

‘Há um lobby para não aumentar a carga tributária sobre asiáticos’, diz Luciano Hang 1s5s14

O empresário catarinense Luciano Hang afirma que alertou Paulo Guedes e Jair Bolsonaro sobre a entra ...

Economia

Três marcas de ‘café fake’ são desclassificadas por conter lixo agrícola; uma empresa é de SC 2i5b3e

Relação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta sexta-feira (23)

Economia

‘Test Drive’ em imóveis permite viver até um ano em apartamento de luxo em Itajaí 95p2b

Baseado no setor automobilístico, 'test drive' é opção para quem gostaria de morar em um imóvel de a ...

Economia

Mercadorias sem nota e sonegação: Fisco de SC apreende R$ 9 milhões em produtos 1mt4v

Ações realizadas nesta semana no Vale do Itajaí somaram 42 ocorrências; possível tentativa de sonega ...