Indústria: ‘Não tem uma bala de prata’, afirma Alckmin a5qm

Vice-presidente afirmou que o desenvolvimento da indústria do país depende de conjunto de medidas 1j6wi

indústriaVice presidente Geraldo Alckmin afirma que medidas vão impulsionar indústria no país – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom Agência Brasil

Nesta quinta-feira (22), o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que há um conjunto de medidas para impulsionar o desenvolvimento da indústria brasileira. Segundo Alckmin, o processo de desindustrialização que o Brasil sofreu exige políticas públicas e tempo para retomar o crescimento.

“Não tem uma bala de prata, você tem um conjunto de medidas buscando melhorar competitividade, melhorar eficiência, produtividade, acho que está caminhando. Tanto é que ano ado, o PIB do Brasil cresceu 3,4%. A indústria de transformação cresceu 3,8%”, comentou o também ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Após discursar na abertura do curso de medicina do Hospital Sírio-Libanês, Alckmin, que também é médico, falou com jornalistas sobre as perspectivas da indústria brasileira. De acordo com o vice-presidente, a indústria precisa de incentivo à exportação por meio de restituição de crédito e de acordos comerciais, além de redução de custos no cenário regional.

Para isso, o ex-governador de São Paulo mencionou a proposta do governo de gerar crédito de até 3% do valor exportado para micro, pequenas e médias empresas, o Acredita Exportação. Atualmente, o projeto de lei complementar que estabelece esse crédito está sob avaliação do Senado, mas Alckmin tem a expectativa de votação da matéria na próxima semana.

Acordos comerciais beneficia indústria 83j6q

A abertura de mercados internacionais tem sido um esforço de várias pastas do governo Lula, inclusive do MDIC. Nesta quinta-feira, Alckmin citou o andamento do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

Apesar de favorecer principalmente o escoamento da produção agropecuária brasileira, o acordo também deve ajudar setores da indústria. O volume de comércio entre os dois blocos, de acordo com o governo brasileiro, irá caracterizar este acordo como o maior já negociado pelo Mercosul.

Em dezembro de 2024, após dois anos de reuniões, os blocos anunciaram a conclusão das negociações do Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia. A partir do anúncio, foi iniciada a preparação dos textos do Acordo para e ratificação dos parlamentos dos blocos econômicos.

No total, são mais de duas décadas de tratativas entre os dois blocos econômicos. De acordo com o governo federal, Mercosul e UE reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente US$22 trilhões de dólares.

Há ainda, no entanto, a necessidade de confirmação do acordo por parte do parlamento europeu, marcada para novembro deste ano. No colegiado, muitos representantes alegam que o Brasil não possui capacidade de garantir as exigências ambientais do mercado europeu.

Industria brasileira precisa de exportação para desenvolvimento – Foto: Eduardo Valente/Secom/NDIndustria brasileira precisa de exportação para desenvolvimento – Foto: Eduardo Valente/Secom/ND

Redução de custos 3k3j45

Outra condição necessária para o desenvolvimento da indústria é a redução de obstáculos e dificuldades que as empresas enfrentam ao operar no país, chamado de custo Brasil. De acordo com o Alckmin, a iniciativa do Portal Único de Comércio Exterior vai melhorar o ambiente de negócios.

“O Portal Único, até o fim do ano completo, vai reduzir R$40 bilhões de custo Brasil. Porque o Portal Único de Importação e Exportação evita que a carga parada no porto, que em um dia custa 0,08% do valor”, afirmou Alckmin.

indústriaGeraldo Alckmin discursa em evento de abertura de curso de medicina em SP – Foto: Adriano Assis

O Programa Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa para reduzir a burocracia, tempo e custos nas exportações e importações brasileiras. Por meio dele, o usuário terá o a:

  • Sistemas de Importação, Exportação, Cargas e Logística, Regimes Especiais e Cadastro e Habilitação;
  • Legislação relacionada ao Comércio Exterior;
  • Simuladores para Tratamento istrativo da Exportação e Importação;
  • Manuais;
  • Fontes de informações sobre a temática e os serviços relacionados ao comércio exterior; e
  • perguntas frequentes.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 4b4o4f

Fraude no INSS

Fraudes no INSS: funcionário revela que empresa manipulava áudios de aposentados 1n1q65

Gravação falsificada servia para comprovar autorização do aposentado vítima das fraudes no INSS

Economia

Viagens, empréstimos e mais: entenda como novas alíquotas do IOF afetam o seu bolso 1jz45

Algumas medidas foram revogadas logo após o anúncio, mas ministro da Fazenda garante que recuo não s ...

Economia

Santa Catarina tem o quarto maior score de crédito do Brasil, aponta Serasa f2w15

Pontuação média dos consumidores catarinenses ficou acima da média nacional em levantamento realizad ...

Economia

SC tem 1,5 milhão de declarações de Imposto de Renda pendentes a uma semana do fim do prazo 838t

Prazo para entregar Imposto de Renda referente a 2024 encerra na próxima sexta-feira (30)