O governo do Japão retirou a suspensão da importação de carne de frango de Santa Catarina após não considerar o embargo aplicável para o Estado. O impedimento na comercialização de carne de frango para o país asiático estava em curso desde o dia 17 de julho.

Conforme o governo do Estado, no mês de julho o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, esteve em Santa Catarina para participar de reuniões e atividades de aproximação com o Estado. O encontro foi mediado pela SAI (Secretaria de Articulação Internacional).
Para o governador do Estado, Jorginho Mello (PL), o caso de gripe aviária já foi superado por Santa Catarina. “Santa Catarina está livre da gripe aviária. Somos um estado referência em sanidade animal e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós, e também pelo Ministério da Agricultura”, destacou.
Durante a visita do embaixador, o governador entregou uma carta para ser enviada as autoridades japonesas mostrando o trabalho feito por Santa Catarina com relação aos casos isolados de gripe aviária. Além disso, a carta destacava um memorando reforçando a visita ao país asiático pelo Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Ainda, na ocasião o embaixador japonês afirmou estar confiante para a resolução do bloqueio e, segundo ele, fazer trocas de opiniões entre especialistas japoneses e brasileiros seria importante naquele momento.
Fim do embargo trará benefícios para os japoneses 6w2j3f
Conforme o diretor da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Luis Rua, com o embargo do frango no país, o Japão se alertou para a elevação do preço do pruduto no mercado interno. “Com o volume menor nas exportações catarinenses, a oferta reduziu e o preço do quilo disparou no Japão” explica.
O Japão é o maior comprador de carne de frango do Estado. Conforme o Observatório Agro Catarinense de janeiro a julho, Santa Catarina exportou cerca de 635 toneladas do produto, representando cerca de U$ 1,37 bilhão, deste montante a maior parte foi para o mercado japonês.

Conforme as normas sanitárias japonesas, após análise em até 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Ainda assim, a retomada das vendas não é automática e dependia do aval do Japão.
O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto também comemorou o fim do embargo japonês. “O documento entregue ao embaixador mostrou todo o trabalho feito por nossas equipes da Cidasc e da Secretaria de Agricultura com relação à gripe aviária. Além disso, a vinda do embaixador foi importante para alinharmos diversas parcerias comerciais com o nosso Estado”, reforçou Colatto.
No ano ado, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam ao estado catarinense cerca de US$ 310,8 milhões, o equivalente a 14,75% da receita total das exportações desses produtos.