Marcas de azeite de oliva são proibidas por irregularidade fiscal; veja quais são 1eo5r

Segundo o governo federal, ambas as marcas já tinham sido vetadas pelo Ministério da Agricultura em 2024 6m2u53

Azeite de olivaO azeite de oliva não é o principal óleo para cozinhar alimentos – Foto: Pixabay/ND

O governo federal, divulgou, nesta segunda-feira (26), que a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso duas marcas de azeite proibidas: La Ventosa e Grego Santorini.

Segundo a publicação oficial, as empresas responsáveis pelo envase desses produtos estão com os CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) extintos. As duas marcas já haviam sido vetadas pelo Ministério da Agricultura em 2024.

O R7 e o ND Mais tentam contato com os representantes das empresas citadas, e o espaço permanece aberto para manifestação.

Veja marcas de azeite proibidas no Brasil 2n1s1c

Esta é a terceira publicação envolvendo marcas de azeite proibidas somente no mês de maio. Com a nova atualização, estão vetadas as seguintes marcas:

  • Escarpas das Oliveiras e Almazara: rotuladas com o nome da empresa Oriente Mercantil Importação e Exportação Ltda., cujo CNPJ está extinto desde novembro de 2023;
  • Alonso e Quintas D’Oliveira: apresentam origem desconhecida e utilizam, nos rótulos, o nome da empresa Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda., cujo CNPJ não consta nos registros da Receita Federal;
  • La Ventosa e Grego Santorini: irregularidades nas empresas Caxias Comércio de Gêneros Alimentícios – embaladora da La Ventosa – e a Intralogística Distribuidora Concept – que embalava a Grego Santorini.
Olivas e azeite de oliva em matéria sobre marcas de azeite proibidasMarcas de azeite proibidas não podem ser revendidas ou consumidas no Brasil – Foto: Pixabay/Reprodução

Consumidores que adquiriram os produtos antes da medida podem solicitar reembolso ou substituição. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o direito vale mesmo após abertura e consumo, desde que seja apresentada a nota fiscal.

Veja recomendações 3q4a1t

O Ministério da Agricultura orienta que o uso dos produtos seja interrompido imediatamente. O consumidor pode procurar o estabelecimento onde realizou a compra para solicitar reembolso ou troca por outro item de mesmo valor.

Segundo o governo federal, empresas responsáveis pelo envase desses produtos estão com os CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) extintos – Foto: Freepik/NDSegundo o governo federal, empresas responsáveis pelo envase desses produtos estão com os CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) extintos – Foto: Freepik/ND

Caso a solicitação não seja atendida, é possível recorrer a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. A pasta também recomenda que, antes de adquirir azeites, o público consulte a lista de marcas de azeite proibidas já apreendidas.

*Com informações do R7.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 4b4o4f

Economia

Qual sorveteria famosa vai fechar 500 lojas após falência 1b2430

Sorveteria sofreu consequências da crise enfrentada pela empresa controladora

Economia

Gasolina a R$ 4,59? Quase mil empresas de SC terão desconto no dia livre de impostos e3n6t

Santa Catarina concentra o maior número de comércios participantes do Brasil; descontos podem chegar ...

Economia

Anvisa identifica azeite com ‘origem desconhecida’ e proíbe marcas clandestinas; veja quais 3c1n56

Vetos foram realizados, durante o mês de maio, e são decorrentes da identificação de produtos clande ...