Uma das maiores empresas de tecnologia industrial do planeta, a WEG, cuja sede fica em Jaraguá do Sul (SC), está sob nova direção. O novo CEO é Alberto Yoshikazu Kuba, que foi de estagiário a diretor na China dentro do grupo. A cadeira antes era ocupada por Harry Schmelzer Júnior.

O antecessor atuou por mais de 40 anos na multinacional catarinense. Foi diretor de vendas e ocupou o cargo de diretor regional na Europa até assumir a presidência da WEG (2008-2024). Schmelzer também integrou o Conselho Empresarial do BRIC por 10 anos.
É da WEG a bilionária mais jovem do mundo. Aos 19 anos, a neta do cofundador, Livia Voigt, acumula fortuna de R$ 5,5 bilhões. Livia e sua irmã mais velha, Dora Voigt de Assis, de 26 anos, são duas das sete novas caras entre os 25 bilionários mais jovens e duas das 18 herdeiras do grupo catarinense.
Multinacional cresceu 20 vezes em valor de mercado 2v2dd
A companhia destacou que a jornada do executivo foi marcada por profundas contribuições à indústria nacional, sobretudo no que tange à internacionalização, investimentos em novos negócios e tecnologias, desenvolvimento de líderes e na busca constante por soluções eficientes e sustentáveis.
Sob a sua direção, a WEG registrou números surpreendentes nos últimos 16 anos. A companhia dobrou o número de colaboradores, de 18 mil em 2007 para mais de 40 mil em 2024. Desses, 28 mil foram no Brasil e 12 mil no exterior. Este feito resultou no aumento do valor de mercado da empresa em aproximadamente 20 vezes.
A empresa também cresceu em m² e hoje soma 52 parques fabris em 15 países e filiais comerciais em 37 países. Nesse período, a WEG também avançou no desempenho financeiro e conquistou um notável retorno de investimento, garantindo a quinta posição no ranking das empresas mais valorizadas da bolsa brasileira em 2023.
Prêmios e reconhecimentos 1574
Enquanto esteve à frente da WEG, o até então CEO recebeu diversos reconhecimentos, incluindo 13 troféus “Executivo de Valor”, quatro aparições consecutivas na lista “Melhores CEO’s do Brasil” e sete títulos de “Best CEO” na categoria Bens de Capital.
Em 2015, recebeu o prêmio “Personalidade da Indústria” do Grupo de Líderes Empresariais. Entre os executivos mais influentes do setor de energia, recebeu sete vezes o troféu “Os 100 + Influentes da Energia”, oferecido pelo Grupo Midia, na categoria Indústria.
Em 2018, foi agraciado ainda pelo presidente na época com a Medalha e Insígnia do Conselho da Ordem Nacional Barão de Mauá, em sua categoria máxima, a Classe Grã-Cruz, considerada a mais importante condecoração a quem se dedica ao desenvolvimento da indústria, do comércio exterior e dos serviços no Brasil.
De estagiário a diretor na China: quem é o novo CEO da WEG 434v6w
Engenheiro eletricista, o executivo está desde 2002 na WEG, onde iniciou a carreira como estagiário até assumir a posição de analista de vendas e posteriormente, chefe de vendas. Em 2010, foi expatriado para a China, onde foi de diretor comercial a diretor superintendente.
De volta ao Brasil, quase 10 anos depois, Kuba assumiu à frente da divisão de motores, atual cargo. Em dezembro, foi anunciado como novo diretor-presidente da WEG. A sucessão, em que Harry Schmelzer dá lugar a Alberto Kuba, aconteceu no início desta semana.