Enquanto na margem esquerda do rio Itajaí-Açu, o Porto de Itajaí atravessa um momento delicado com o processo de desestatização que promete dar mais competitividade e agilidade a um dos principais portos brasileiros, na margem direita, a Portonave informa que setembro de 2022 entrou para a história do terminal.
O Porto de Navegantes no Litoral Norte de Santa Catarina registrou em setembro de 2022 o novo recorde de movimentação nos seus 15 anos de operação, além de registrar o melhor mês do ano.
Em números que superam 2021 com folga, a Portonave informa que o o ao Gate bateu recorde de entrada e saída de caminhões com 2,6 mil em um único dia.
Para efeito de comparação em 2022, a Portonave movimentou 487 mil contêineres de janeiro a setembro deste ano contra 479 no mesmo período do ano ado.

Setembro fechou com movimentação de 110,7 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), também superando o recorde anterior de 109 mil que era de setembro de 2021.
Em exportação, foram 40.9 mil contêineres, tendo como principais destinos EUA, China, México, Japão e África do Sul.
Na importação, a movimentação chegou a 44.4 mil, mantendo as principais origens China, EUA, Bélgica, Alemanha e Colômbia.
Em fevereiro deste ano, a Portonave registrou 10 milhões de TEUs movimentados, tornando-se o único porto de Santa Catarina que atingiu o marco, além de permanecer entre os líderes nacionais como segundo maior Porto em movimentação de contêineres do Brasil.
O total até setembro de 2022, é de 10,8 milhões de TEUs, ou seja, está rumo aos 11 milhões de TEUs.
A Portonave comemora em 2022, 15 anos de operação com 8,2 mil escalas de navios com serviços de importação e exportação, além das cargas especiais como aeronaves militares, barcos, helicópteros, entre outras.