Reforma tributária: prefeitos de SC discutem com ministro da Fazenda sobre gestão do ISS 2o6y2o

Fernando Haddad participou de um dos debates feitos durante encontro da Frente Nacional dos Prefeitos 3p3x2z

Prefeitos de várias cidades do país estão em Brasília para o encontro da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Na tarde desta segunda-feira (13), eles se reuniram com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a reforma tributária. De Santa Catarina, Topázio Neto, prefeito de Florianópolis, Mário Hildebrandt, de Blumenau, e Adriano Silva, de ville, participaram do debate.

Ministro Fernando Haddad fala da proposta que governo defende para reforma tributária – Foto: Danila Bernardes/ND+Ministro Fernando Haddad fala da proposta que governo defende para reforma tributária – Foto: Danila Bernardes/ND+

Fernando Haddad, durante seu discurso, disse que busca justiça tributária e que pretende discutir a proposta. “Não vamos sossegar até descobrir a forma de uma proposta que contemple todos nós. Esse é nosso desafio”, disse o ministro.

Prefeitos querem manter poder de gestão sobre o ISS w2y3r

Os prefeitos não estão de acordo com a proposta que o governo defende. Eles querem a manutenção da autonomia municipal na gestão do ISS.

O assunto já foi pauta de encontros anteriores. Os prefeitos são a favor da aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de número 46, que tramita no Congresso Nacional, que mantém o ISS, imposto pago por empreendedores que trabalham com prestação de serviços.

A alíquota mínima é de 2% e a máxima de 5%, e cabe aos municípios definir os valores cobrados dentro dessa faixa.

O governo tem a intenção de juntar outras duas propostas, PEC 110 e PEC 45, e montar um texto com base no que já foi discutido. Porém, para os prefeitos, essas PECs tiram do município a capacidade arrecadatória e com isso perdem a capacidade de gestão.

Hildebrandt pede garantias para cofres municipais 2q1s53

O prefeito de Blumenau fez questionamentos ao ministro da Fazenda. Segundo Hildebrandt, a cidade perdeu R$ 100 milhões de arrecadação de ICMS e que foram impactados com mudanças da noite para o dia. “Nossas obrigações continuam as mesmas, ninguém me perguntou sobre mudanças de planejamento ou de onde tirar recursos”, afirmou o prefeito durante o .

O chefe do Executivo blumenauense continuou a fala perguntando sobre as garantias que a reforma pode trazer para o tema do ISS.

“Temos expectativa que não haja perda. Mas se acontecer, quem vai pagar a conta? Quem vai suprir por isso? Qual é a garantia que temos? Onde vamos ter segurança que não haverá perda? Vai estar na Constituição"});// Remover os listeners após a execução document.removeEventListener('click', loadTaboolaConfig);document.removeEventListener('touchstart', loadTaboolaConfig);document.removeEventListener('mousemove', loadTaboolaConfig);document.removeEventListener('keydown', loadTaboolaConfig);}document.addEventListener('click', loadTaboolaConfig);document.addEventListener('touchstart', loadTaboolaConfig);document.addEventListener('mousemove', loadTaboolaConfig);document.addEventListener('keydown', loadTaboolaConfig);});

+

Economia 4b4o4f

Economia

Mais de 74 mil novas vagas de emprego são abertas em SC; veja setores que mais crescem em 2025 3uv6y

Acumulado dos quatro primeiros meses do ano no estado representa um total de 74.671 novas vagas de e ...

Economia

Dia Livre de Impostos: onde comprar gasolina e outros produtos com desconto em ville 1u106f

Movimento nacional visa conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga no Brasil

Economia

Fast food popular deve fechar mais de 70 lojas r3e2k

Rede de fast food deve perder unidades após atrito com uma das franqueadas

Economia

Dólar fecha em alta nesta quarta (28/5): aumento no IOF e mercado em alerta foram foco 1tq6c

Moeda norte-americana volta a subir com incertezas internas após aumento do IOF e cenário internacio ...

Economia

Mina Cruz de Malta anuncia fim das atividades no Sul de SC e região teme impactos econômicos 3h6u46

Segundo a empresa responsável, decisão foi tomada após serem frustradas as tentativas de negociação ...