Reurb já permitiu a regularização de mais de 30 mil unidades habitacionais em Santa Catarina 2j1l2t

Número corresponde a 4,7% das regularizações de todo Brasil; em relação aos processos de Reurb, o Estado detém 12,90% do total realizado no país 572i1z

Reurb já permitiu a regularização de mais de 30 mil unidades habitacionais em Santa CatarinaReurb já permitiu a regularização de mais de 30 mil unidades habitacionais em Santa Catarina – Foto: Divulgação

Desde que a Reurb (Regularização Fundiária Urbana) foi instituída, pela Lei nº 13.465/2017, Santa Catarina regularizou 30.851 unidades habitacionais, o que corresponde a 4,7% das regularizações no Brasil (644.961). Quanto ao número de processos de Reurb, o saldo catarinense é ainda melhor: 12,90% do total brasileiro.

Foram 2.119 processos no Estado, e 16.422 no país. É importante ressaltar que o índice de irregularidades no Estado é um dos menores da nação. Ou seja, mesmo nessa condição, Santa Catarina tem um dos melhores índices de regularização, evidenciando a extrema dedicação ao tema.

A regularização tem dois atores principais. Os municípios e os cartórios de registro de imóveis. A prefeitura é quem monta o processo. Vai, por exemplo, identificar os ambientes que podem ser classificados como núcleos urbanos informais consolidados, indicar os moradores da localidade e as melhorias estruturais, urbanísticas e ambientais possíveis.

Quando o projeto está completo, é entregue ao registro de imóveis, que recebe a descrição dos imóveis e as melhorias propostas, considerando um prazo e um cronograma de obras. Cabe ao registrador a qualificação jurídica da documentação e promover o registro da regularização fundiária. Com isso, finalmente, é criado o documento de titularidade para cada um dos moradores do núcleo, isto é, a certidão de registro imobiliário.

O tempo da regularização depende da qualidade dos processos entregues pelos municípios. No cartório, a atuação dos registradores tem prazos previstos em lei. São 20 dias para a análise jurídica e formalização do parecer, e outros 60 dias para o ato do registro. Há casos em que o procedimento foi executado em 40 dias, desde a chegada ao cartório, até a finalização dos serviços.

Quem ganha com a Reurb é a sociedade. Entre os impactos positivos, segurança jurídica e dignidade às pessoas beneficiadas. Também há ganhos urbanísticos para as cidades, com localidades mais ordenadas, e ganhos tributários: quando as pessoas recebem o título de propriedade podem, ao vender o imóvel, promover a transferência legal do bem, gerando recolhimento de imposto. Outro incremento financeiro é que, dentro da legalidade, os imóveis são cadastrados para cobrança de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).

Mesmo havendo a lei, o interesse dos municípios de montar os projetos e a atuação zeloza dos registradores dando efetividade às regularizações, é preciso estimular a sociedade. Por isso, em breve, será apresentada a proposta da caravana da regularização fundiária, reunindo os atores que podem contribuir para tornar os números de Santa Catarina ainda melhores.

A ideia é que a caravana rode o Estado em oito macrorregiões, promovendo eventos com representantes do CORI (Colégio Registral imobiliário), registradores de imóveis, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) para motivar diversos municípios e aumentar a regularização fundiária no Estado que já é exemplo para o Brasil.

+

Anoreg/SC: segurança sem burocracia 6tf

Transformação digital dos cartórios: atendimento virtual facilita a vida dos catarinenses 165d2o

Cartórios de Santa Catarina modernizam serviços com atendimento virtual, garantindo praticidade, agi ...

Estudo revela impacto dos cartórios na desjudicialização de demandas sociais 646o5a

Atualmente, os cartórios constituem espaços de cidadania, garantindo direitos a cidadãs e cidadãos, ...

Levantamento nacional mostra que cartórios de SC têm o melhor serviço do Brasil 6x4hi

Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral traz serventias de Balneário Camboriú, Criciúma, ...