Santa Catarina é o estado com melhor desempenho do país em emprego e renda, aponta índice 3e4r4c

Conforme o levantamento, 95,9% dos municípios catarinense têm o desenvolvimento na área de emprego e renda considerado como alto ou moderado 1a7210

SC tem melhor índice de emprego e renda, foto mostra pessoa assinando documento enquando carteiras de trabalho estão empilhadas à esquerda e pessoas aparecem desfocadas ao fundoSC tem melhor índice de emprego e renda – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND

Santa Catarina foi o estado com o melhor desempenho em emprego e renda, apontou o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) divulgado nesta quinta-feira (8). Conforme o levantamento, 95,9% dos municípios catarinense têm o desenvolvimento na área considerado como alto ou moderado.

Ainda segundo a pesquisa, nenhum município é classificado em situação crítica. O estudo foi feito pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) em 2023.

O relatório ressaltou que “Embora a falta de dados municipais sobre desemprego impeça a inclusão dessa variável no cálculo do índice, vale ressaltar que Santa Catarina encerrou 2023 com a menor taxa de desocupação do país (3,2%), menos da metade da média nacional (7,4%)”.

Além de emprego e renda, 98,9% da população de SC vive com bons índices de desenvolvimento econômico 44533x

Conforme o estudo, 98,9% da população catarinense está com níveis altos ou moderados de desenvolvimento econômico. O percentual coloca SC com o segundo melhor índice do país, em primeiro lugar está São Paulo, com 99,7%. Paraná está em terceiro, com 98,3%.

Em Santa Catarina, 36,1% vivem com um alto nível de desenvolvimento econômico e 62,8% em um nível moderado. A soma dos dois níveis classificou o estado como o segundo melhor do país no quesito. Por outro lado, cerca de 1,1% da população vive em um nível baixo de desenvolvimento.

A pontuação do IFDM varia de 0,000 a 1,000. A Firjan considera indicadores como mercado de trabalho formal, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, emprego e renda, diversidade econômica, taxa de pobreza, educação integral, abandono escolar, educação infantil, formação docente, gravidez na adolescência, óbitos infantis, cobertura vacinal, internações sensíveis para a atenção básica e para o saneamento inadequado, entre outros.

No aspecto da saúde, Santa Catarina ocupa o terceiro lugar, com 78,3% dos municípios catarinenses bem avaliados no quesito. O estado fica atrás de São Paulo (79,1%) e do Rio Grande do Sul (78,9%).

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 4b4o4f

Economia

Santa Catarina tem o quarto maior score de crédito do Brasil, aponta Serasa f2w15

Pontuação média dos consumidores catarinenses ficou acima da média nacional em levantamento realizad ...

Economia

SC tem 1,5 milhão de declarações de Imposto de Renda pendentes a uma semana do fim do prazo 838t

Prazo para entregar Imposto de Renda referente a 2024 encerra na próxima sexta-feira (30)

Paulo Cesar da Luz

‘Há um lobby para não aumentar a carga tributária sobre asiáticos’, diz Luciano Hang 1s5s14

O empresário catarinense Luciano Hang afirma que alertou Paulo Guedes e Jair Bolsonaro sobre a entra ...

Economia

Três marcas de ‘café fake’ são desclassificadas por conter lixo agrícola; uma empresa é de SC 2i5b3e

Relação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta sexta-feira (23)