Tarifas dos EUA: ministro afirma que Brasil trabalha para derrubar barreira comercial 1h5h5t

No Senado, ministro Mauro Vieira afirma que tarifas dos EUA a países parceiros não têm coerência e o Brasil vai buscar a não aplicação da taxa para o país 4j3pm

tarifas dos EUAMinistro de Estado das Relações Exteriores, Mauro Vieira; presidente eventual da CRE, senador Esperidião Amin (PP-SC). – Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Nesta terça-feira (20), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, criticou as tarifas dos EUA aplicadas no mercado internacional. Em fevereiro deste ano, o presidente americano Donald Trump anunciou barreiras comerciais para diversos países.

De acordo com o ministro brasileiro, as tarifas dos EUA não consideram a balança comercial com países parceiros. Em audiência no Senado Federal, Mauro Vieira ressaltou que os Estados Unidos têm superávit de US$410 bilhões nos últimos 15 anos. O ministro foi convidado para explicar a concessão de asilo diplomático para a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia.

“Nossa convicção é que os Estados Unidos nada teriam a ganhar com barreiras às importações originárias do Brasil, pois se beneficiam muito dos nossos históricos laços bilaterais”, afirmou o ministro sobre as tarifas dos EUA sobre as relações comerciais com o Brasil.

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira – Foto: Reprodução Youtube/TV SenadoMinistro das Relações Exteriores, Mauro Vieira – Foto: Reprodução Youtube/TV Senado

Itamaraty trabalha para retirar tarifas dos EUA 1d1h2s

A taxa imposta ao Brasil pelo governo americano é de 10%. Segundo o ministro, a menor alíquota de todas que foram aplicadas pelos Estados Unidos foi resultado das relações diplomáticas. Desde fevereiro, quando houve o anúncio das tarifas dos EUA, o Itamaraty mantém diálogo com autoridades americanas para retirar a barreira comercial.

“Apesar da taxação, o nosso esforço pelo diálogo e negociação serviu para estabelecer, em pouco tempo, a coerência dos fatos” afirmou o ministro sobre a atuação da pasta e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). “O correto e o que vamos perseguir é a não aplicação de qualquer tarifa unilateral ao Brasil.”

tarifas dos euaDonald Trump anunciou tarifas dos EUA em fevereiro – Foto: Isac Nóbrega/PR

Segundo Mauro Vieira, há uma profusão de medidas protecionistas unilaterais por meio de tarifas que buscam muitas vezes objetivos não relacionados a questões comerciais e econômicas. “Em outras palavras, é o retorno da lei do mais forte no cenário internacional”, comentou o ministro.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 4b4o4f

Economia

Santa Catarina tem o quarto maior score de crédito do Brasil, aponta Serasa f2w15

Pontuação média dos consumidores catarinenses ficou acima da média nacional em levantamento realizad ...

Economia

SC tem 1,5 milhão de declarações de Imposto de Renda pendentes a uma semana do fim do prazo 838t

Prazo para entregar Imposto de Renda referente a 2024 encerra na próxima sexta-feira (30)

Paulo Cesar da Luz

‘Há um lobby para não aumentar a carga tributária sobre asiáticos’, diz Luciano Hang 1s5s14

O empresário catarinense Luciano Hang afirma que alertou Paulo Guedes e Jair Bolsonaro sobre a entra ...

Economia

Três marcas de ‘café fake’ são desclassificadas por conter lixo agrícola; uma empresa é de SC 2i5b3e

Relação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta sexta-feira (23)