Existem jogos de todas as formas e todos os tipos possíveis atualmente, muitos de baixo ou nenhum custo, e com a quantidade de games disponíveis, se sobressaem aqueles em que a experiência é em grupo. Não dá pra negar que a experiência de jogar em grupo é muito mais divertida.

Se antigamente era preciso juntar o pessoal todo na casa de alguém, em uma locadora ou em uma lan house, hoje já não precisamos mais nos juntar pessoalmente para isso, basta escolher o game ou o serviço certo para aproveitar com as amigas e os amigos.
Por isso, vamos dar algumas dicas de games e plataformas para jogar em grupo.
Minecraft 5m2k56
Sim, sabemos que falar de Minecraft é chover no molhado. O game está aí há mais de uma década fazendo sucesso com gerações em seu design quadradão, mas que ditou um ritmo para a indústria.
Primeiro que esse jeito permitiu às pessoas não apenas serem jogadoras, mas criarem seus próprios mundos. É aí que mora o sucesso do Minecraft: a interação por meio da criatividade.
No celular, por exemplo, é possível jogar em até oito pessoas, basta criar um mundo e convidar amigas e amigos pelo nome de usuário.
No computador e no videogame, é só criar um servidor próprio e jogar com quem você quiser. Mas cuidado com quem vai convidar para não atrapalhar o jogo da galera.
Rocket League 2h5c4f
A ideia de juntar futebol e carros é simples e genial. Não à toa, esse é um dos maiores sucessos dos últimos anos e traz cada vez mais atualizações com carros famosos e grandes marcas.
E, claro, como todo jogo de futebol e de corrida, é muito mais legal jogar online contra a galera do que contra o computador. Para isso, basta criar um modo de jogar com o pessoal.
Há algumas limitações para plataformas diferentes, não é possível criar um grupo permanente nesse caso, mas é possível criar um jogo e convidar pessoas de outras plataformas. Por exemplo: um jogador de PS4 com um de PC ou com um de Xbox One. Assim a diversão está completa.
Roblox 3j1q4s

Criado em 2004, mas com sucesso mais recente que os últimos citados, o Roblox é uma plataforma que permite criar mundos virtuais, tal qual o Minecraft.
Há diversos servidores com objetivos e dinâmicas diferentes, dá para jogar tentando completar uma missão, ou apenas curtir a vida — é como uma loja cheia de jogos, mas a loja também é um jogo.
O design lembra lego e é tão criativo quanto, sendo fácil criar seu próprio mundo para dividir com a galera depois. Como restrição, o Roblox não está disponível para Nintendo Switch, porém uma grande novidade chega agora para outubro: o jogo vai entrar para Playstation.
Além disso, ele funciona tranquilamente no Xbox e em todos os tipos de celulares e computadores. Sempre é bom lembrar que, para esse tipo de jogo de mundo aberto, é importante escolher o servidor adequado para sua idade.
Plataformas para se reunir (para jogar, ou não) 5k1n5b
Além do e e das ferramentas de interação que os próprios jogos oferecem, há dois lugares muito legais para se reunir com a galera — o Discord e o Guilded.
O primeiro é a plataforma de comunidades mais conhecida da internet. É utilizado não apenas para games, mas ganhou popularidade por isso.
É um local em que você se reúne em salas de acordo com a organização delas (pode ser privada ou pública) e vai encontrar um grupo parecido com você para conversar, trocar ideias e jogar.
É possível fazer chamadas de voz e vídeo em grupos, além do chat escrito com vários tipos de interação. Permite também a criação e o uso de bots para funções específicas que deixam o ambiente ainda mais único, tipo música de fundo, criação de memes, entre outros.
Seja Discord ou Guilded, é importante manter o cuidado com as interações com desconhecidos e comportamentos de amigos e colegas.
Qualquer atividade suspeita ou desagradável de alguém da comunidade pode (e deve) ser retratada aos moderadores e, em alguns casos, aos adultos. Vamos lembrar que é uma ferramenta de interação, logo, o respeito é fundamental.