Florianópolis é uma cidade multicultural e cheia de histórias – algumas reais, outras fantásticas. Além de ser uma das capitais mais amadas e respeitadas do Brasil, a ilha de Santa Catarina esconde várias curiosidades inusitadas que vão fazer você sentir ainda mais orgulho de viver aqui.

1. Ilha da Magia? Sim, “quase literalmente” 44g2b
A origem do apelido “Ilha da Magia” pode surpreender você. Apesar de paisagens realmente “mágicas”, que atraem turistas do mundo todo, especialmente da Argentina, o motivo do apelido não é esse. A Ilha da Magia é chamada assim por conta das inúmeras lendas sobre fantasmas, bruxas, lobisomens e outras criaturas místicas.
Se você tem interesse em saber mais sobre essas lendas, o livro “O Fantástico na Ilha de Santa Catarina” pode ser uma boa pedida! O material foi publicado em 1979 e reúne 24 contos escritos a partir de diversos relatos orais ouvidos pelo autor, Franklin Cascaes, entre os anos de 1946 e 1976.
2. A cidade que recebe as baleias 603w3v
Entre os meses de julho e novembro, o litoral catarinense se torna um berçário para a Baleia Franca Austral, isso porque a temperatura da água é ideal para dar à luz e alimentar seus filhotes. Para quem está em Florianópolis, os meses de agosto e outubro são perfeitos para avistar as baleias francas.
O Mirante do Morro das Pedras é o local mais indicado para a observação. Localizado bem no alto de uma colina, a região tem uma vista direta para as praias da Armação e do Matadeiro, no Sul da Ilha.
3. A terra dos Manuéis 2q1310
Pode ser que você já tenha se perguntado por que os florianopolitanos são chamados de manezinhos. A origem da expressão vem do nome Manuel. Na época em que muitos portugueses migraram para o Brasil, geralmente das Ilhas do arquipélago de Açores, o nome mais comum entre eles era justamente esse.
Por isso, começaram a se referir aos moradores da Ilha como “manuelzinhos”, expressão que com o tempo foi transformada em “manezinhos”, como conhecemos hoje.
4. A Ilha do Silício 4z4a5a
Além de ser um dos destinos favoritos para férias, Florianópolis também é uma das regiões favoritas para quem trabalha na área da tecnologia. Nos últimos anos, a Capital se consolidou como um dos polos tecnológicos do Brasil. Segundo a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a região da Grande Florianópolis reúne hoje mais de quatro mil empresas de tecnologia.
Atualmente, Florianópolis conta com quatro centros de inovação, onde se desenvolvem novas tecnologias e criam-se startups. Para quem está buscando entrar para o mercado de trabalho ou fazer uma transição de carreira em Florianópolis, o caminho pode ser a tecnologia. Você já pensou nisso?
5. Floripa tem um dos Patrimônios Históricos, Artísticos e Arquitetônicos do Brasil 60g1u
Inaugurada em 13 de maio de 1926, após quatro anos de construção, a Ponte Hercílio Luz tornou-se um dos cartões-postais mais bonitos do país.
Construída para ligar o continente à Ilha de Santa Catarina, consolidar a cidade como capital catarinense e agitar o mercado econômico, a Hercílio Luz acabou reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil em 1997, pelo Ministério da Cultura.
Em 2005, o governo do Estado iniciou uma obra de restauração que durou 14 anos, liberando a ponte para uso apenas em 2019. Depois de tanto tempo, a reinauguração foi uma festa. Durante os sete dias de programação, estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham ado por ela.