Agente da PF transforma maconha em biocombustível em estudo da UFSC 3g6s4a

Segundo a pesquisa, a droga também pode ser utilizada para produção de fungicidas e bio carvão, itens que podem contribuir com a agricultura 6of23

Suspeita da polícia é que maconha era vendida para todo o estado – Foto: PCSC/Divulgação/NDSuspeita da polícia é que maconha era vendida para todo o estado – Foto: PCSC/Divulgação/ND

Um estudante do doutorado da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), residente de Belém (PA), propõe fazer combustível de maconha em sua tese de doutorado.

O pesquisador, que é perito criminal da PF (Polícia Federal), quer transformar a droga apreendida pelas forças de segurança em algo útil e, até mesmo, lucrativo para a sociedade.

Augusto Canelas, que cursa doutorado em Engenharia Química na instituição, atua há 22 anos na PRF e teve a ideia a partir das incinerações realizadas, anualmente, para eliminar a droga.

“Eu fui percebendo que a gente incinerava a droga sem um aproveitamento adequado e eu sempre me questionava se não poderíamos, ao mesmo tempo em que nós incineramos, aproveitar os gases para gerar biocombustível e outros produtos de maior valor agregado”, contou ao Cidade Alerta, da NDTV Record.

A ideia foi apresentada à professora Ana Paula Immich Boemo, membro do programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC. “É uma causa justa e que temos a ideia de que vai trazer muitos frutos, tanto para a polícia, quanto para o destino dessa droga ilegal”, destacou a docente.

Como é feito o combustível de maconha? f1411

Para elaborar o projeto e conseguir fazer combustível de maconha, Canelas precisou montar um laboratório dentro da Polícia Federal em Belém (PA), com apoio da Universidade Federal do Pará. Por lei a maconha apreendida pelos agentes da segurança precisa ser destruída por queima e, por isso, não é possível usar a droga para nenhum outro fim.

Processo de extração do combustível de maconha Extração do combustível de maconha pode gerar outros produtos derivados da droga – Foto: NDTV/ND

“Diferente do que a polícia faz, que é só o processo de queima, a gente faz o processo de queima controlada. Então, essa queima vai gerar gases, que vão se deslocar até um condensador e, ao serem resfriados, eles se transformam e a gente coleta o bio-óleo”, explica a professora Ana Paula. A partir deste óleo, é possível produzir o combustível de maconha e outros similares, como querosene e diesel.

“Junto com esse bio-óleo, sai uma fase aquosa, que é condensada também e que é o vinagre de pirólise, que pode ser usado como fungicida, ou como conservante de alimentos, dentre outras aplicações. O que fica no reator é o bio carvão, que pode ser utilizado na agricultura, o que favorece o crescimento das plantas”, explica o doutorando, Augusto Canelas.

Mais de 800 toneladas de maconha foram apreendidas em 2024 9t1z

Em 2024, foram 808 toneladas de maconha apreendidas apenas pela Polícia Rodoviária Federal em todo o Brasil. O estado com maior número de apreensões foi o Paraná, no Sul do país.

Paraná lidera apreensões de maconha no Brasil – Foto: PRF/NDTV/NDParaná lidera apreensões de maconha no Brasil – Foto: PRF/NDTV/ND

O projeto para produção de combustível de maconha, atualmente, utiliza apenas essa droga, mas acredita que outras substâncias podem ser estudadas para o mesmo fim, como o crack, cocaína e até mesmo cigarros contrabandeados.

Por enquanto, o combustível de maconha é feito em uma escala menor com 500 gramas da droga por vez, como teste. A expectativa é de quê, em alguns anos, um laboratório de larga escala possa operar com 200 kg.

“Iremos avaliar qual é o custo para implementar isso e, então, faremos a viabilidade, ou não. Primeiro, nós temos que ter os melhores parâmetros de processo”, destacou Canelas.

Todos os produtos resultantes da queima poderão ser vendidos, ou até mesmo utilizados pela própria instituição. Para a professora Ana Paula, não restam dúvidas da viabilidade da proposta. “A gente tem uma grande esperança de que isso, realmente, vá para frente”, afirmou.

Assista à reportagem na íntegra: 5z1u47

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Educação 1pl4b

Educação

Alunos de Pomerode ‘miram no céu’ por vaga em Mostra Brasileira de Foguetes 52y2f

Equipes que alcançarem as maiores distâncias garantem vaga na etapa nacional, que será realizada no ...

Enem 2025

Enem 2025: inscrições começam dia 26 de maio; confira datas e regras do exame 716h5b

Enem 2025 terá retomada da certificação do ensino médio

Educação

Inscrições do Enem 2025 têm mudanças e volta da conclusão do Ensino Médio; entenda como ficam 6h1c1p

Mudanças foram anunciadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, através das redes sociais; novi ...

Educação

Harvard ganha de Trump na Justiça e processa governo dos EUA por matrícula de estrangeiros 6pm2j

A decisão da Justiça não resolve permanentemente a questão, mas permite que Harvard continue matricu ...