Imaginar como foi a viagem dos açorianos que chegaram a Santa Catarina pode ser um desafio. Para manter viva a herança cultural, o Grupo ND realizou nesta terça-feira (14) a entrega de gibis e livretos sobre a cultura açoriana. A distribuição foi feita para 850 alunos da Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras.

A iniciativa faz parte do projeto “Viva Açores, Conhecer é Viver”, que tem como objetivo ressaltar a importância da cultura na construção do Estado e no modo de vida que ainda sobrevive no litoral catarinense.
Para o secretário de educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, esse foi um momento especial. “Hoje a nossa escola viveu um dos seus grandes momentos: a entrega por parte do Grupo ND de um gibi e um livro contando a nossa origem. Não tenhamos dúvida, isso vai dar sentido e significado para os nossos jovens da escola, transformando a vida deles em algo muito melhor, porque agora saberão, a partir das histórias, das fotos e dos relatos, a nossa origem.”
Para o gerente de produtos e projetos especiais do Grupo ND, Fabiano Aguiar, a entrega possibilitou uma viagem ao Arquipélago dos Açores — mesmo que seja pelas páginas. “Queríamos materializar, por meio da história, do conhecimento, tudo o que aconteceu até a chegada dos açorianos, a influência na cultura, gastronomia, e fazer com que as pessoas, principalmente os alunos, tenham oportunidade de viajar e sentir toda a história da qual fazem parte.”
A entrega na rede municipal de Florianópolis finaliza a distribuição, que ou pelas cidades de São Francisco do Sul, Governador Celso Ramos, São José e Palhoça. Na Capital serão distribuídos quatro mil exemplares —dois mil gibis e dois mil livretos.
O prefeito, Topázio Neto; a subsecretária de educação de Florianópolis, Fabricia Luiz Souza ; o diretor regional de Florianópolis e o presidente do Grupo ND, Roberto Ivan Bertolin e Marcello Corrêa Petrelli, respectivamente, estiveram presentes na entrega.

Livretos e gibis na rede municipal 5o3j4p
Explicar para a geração atual as lutas e a sobrevivência daqueles que cruzaram os mares é o primeiro o para o resgate da cultura açoriana.
Pensando nas crianças e jovens das redes municipais, o Grupo ND produziu dois materiais para o Ensino Fundamental: um gibi intitulado de “Uma Viagem Fantástica para Açores”, destinado aos anos iniciais, e um livreto que expõe as características do arquipélago e a herança cultural — material para os anos finais.
Para os mais novos, a trajetória foi guiada por Juju, Nando, Dico e Vô Neneca, responsáveis por visitar alguns pontos conhecidos no Estado, destacando aquilo que também é comum nos Açores.
No segundo material o foco são as histórias da viagem e chegada a Santa Catarina, as peculiaridades das nove ilhas e uma das principais tradições: a Festa do Divino Espírito Santo, ambos com uma linguagem lúdica e explicativa, além das brincadeiras e fotos.
A cultura açoriana nas páginas da revista its Teens 303k3p
A cultura açoriana também foi destaque nas 44 páginas da revista its Teens. Com conteúdos que contextualizaram o desembarque dos açorianos, a edição explicou o vocabulário do manezinho e o dia a dia de uma rendeira. Práticas como o Boi de Mamão, festas açorianas e o pão-por-deus comprovaram que os mais novos conhecem as heranças culturais.
Com práticas que incluem o terno de reis e a importância da música na cultura de Florianópolis, o material destacou a importância dos açorianos para a construção da Capital que conhecemos, sem deixar de lado a curiosidade e a diversão.